Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 31 de julho de 2019 - 10:23h
Ministério da Educação quer transformar Walkíria Lima em faculdade de musicoterapia
Anúncio foi feito pelo presidente do FNDE que cumpre agenda em Macapá participando de encontro que reúne mais de 600 profissionais da educação de todo o país.
Por:
Foto: Erich Macias/Seed
Carlos Alberto Decotelli e equipe técnica do FNDE foram recebidos nesta terça-feira, 30, no Palácio do Setentrião

O governador Waldez Góes garantiu apoio na implantação de um consórcio da educação no Amapá, que servirá de modelo para os outros estados do país. Esse e outros assuntos, como a proposta de transformação do Centro de Educação Profissional Walkíria Lima em faculdade de musicoterapia, foram tratados nesta terça-feira, 30, durante agenda com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli, no Palácio do Setentrião, em Macapá.

Dacotelli e equipe técnica do FNDE cumprem agenda na capital amapaense participando do Encontro Técnico de Gestores Educacionais que reúne mais de 600 profissionais da educação de todo o Brasil, no Centro de Ensino Superior do Amapá (Ceap), na zona oeste da cidade, nos dias 30 e 31 de julho.

Durante o encontro com o governador, Carlos Alberto revelou o interesse do FNDE e do Ministério da Educação (MEC) de elevar o Walkíria Lima - entregue em 2018 pelo Governo do Amapá - para uma faculdade de musicoterapia.

“A musicoterapia é essencial para o desenvolvimento, integração e estrutura clínica. Se firmamos a parceria com o Estado para a realização destes projetos, o Amapá será a vitrine para a educação no Brasil”, projetou o presidente do FNDE.

Em resposta, o chefe do Executivo se colocou à disposição para dar os encaminhamentos necessários para transformar o Walkíria Lima numa referência para a educação musical no Brasil.

Inauguração do novo prédio em 2018, agora, com cinco pavimentos. Tem capacidade para atender mais de 2 mil alunos (Foto: José Baia/Secom)

Consórcio da educação

Ainda no Palácio do Setentrião, Carlos Alberto pediu apoio de Waldez Góes na criação do consórcio da educação para servir de modelo nacional, uma proposta do FNDE que já vem sendo tratada há algum tempo com a Secretaria de Educação (Seed), Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Tribunal de Contas do Amapá (TCE). A proposta é que o consórcio funcione como um polo de convergência de soluções e de recursos imediatos para soluções de emergências.

“Vamos prosseguir o diálogo com as prefeituras e estudos para viabilização do consócio. Temos total interesse em avançar, cada vez mais, nessa pauta como referência para outros estados traçarem novos caminhos para a melhoria da educação no país”, confirmou o governador.

FNDE

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é uma autarquia federal responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação, constituindo-se como uma instituição de referência na educação pública brasileira.

Para alcançar a melhoria e garantir uma educação de qualidade a todos, em especial a educação básica da rede pública, o FNDE se tornou o maior parceiro dos 26 estados, dos 5.565 municípios e do Distrito Federal. Nesse contexto, os repasses de dinheiro são divididos em constitucionais, automáticos e voluntários (convênios).

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Erich Macias/Seed

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá