quarta, 31 de julho de 2019 - 18:07h
Fluxo de passageiros no Terminal Rodoviário de Macapá aumenta 24% nas férias
Comparação é com o mês anterior, quando 8,8 mil passageiros passaram pelo terminal rodoviário; em julho, foram 10,9 mil.
Foto: Joyce Batista/Setrap
Para suprir a demanda, empresas disponibilizaram ônibus extras

No mês de julho, período de férias escolares, o Terminal Rodoviário de Macapá registrou um aumento de 24% no fluxo de passageiros, na comparação com o mês anterior. Entre os dias 1 e 30, mais de 10,9 mil pessoas embarcaram em viagens intermunicipais para diversos destinos do Amapá, segundo levantamento das empresas que atuam no setor. Em junho, a média registrada foi de 8,8 mil passageiros.

As maiores altas foram entre a segunda e a terceira semana deste mês, com uma média de quase 3 mil passageiros para cada um desses períodos. Os destinos mais procurados foram os mesmos do restante do ano: Oiapoque e Laranjal do Jari.

Para atender à demanda já esperada no mês de julho, a Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) solicitou às empresas a disponibilização de 1 a 2 veículos extras para cada linha, além da duplicação da frota para o município de Mazagão, entre os dias 16 e 28, em decorrência da Festa de São Tiago. Em períodos comuns, as empresas circulam com 62 veículos, diariamente.

Elisandra Silva, de 18 anos, está entre os que aproveitaram o mês de julho para visitar um dos municípios amapaenses. “Eu sempre viajo para visitar meu pai em Cutias. Viajo em alguns períodos do ano, mas, vou mais nas férias mesmo, quando eu não estou estudando e é mais tranquilo”, disse.

Maria Anilda, de 64 anos, viajou para Calçoene, distante 374 quilômetros de Macapá. Ela foi visitar alguns amigos e familiares no município. “Eu moro, atualmente, na Venezuela, mas, morei muitos anos em Macapá, trabalhava aqui. Eu vim para visitar algumas pessoas, e aproveitei, também, para fazer uns exames médicos”, contou.

Segundo o diretor de Transporte da Setrap, Andrey Rego, julho é considerado um mês atípico, por causa das férias, festividades e programações de verão no interior do estado.

“Mesmo nesse período de crise financeira que o estado vem vivenciando, nós tivemos um aumento de 24% em relação aos meses considerados comuns. O aumento está dentro do esperado, pois, o período em que se registra maior aumento no fluxo de pessoas dentro do terminal é durante as férias de final de ano. Em todos esses meses festivos, a Setrap atua para melhor atender aos passageiros”, reforçou o diretor.

O Terminal Rodoviário de Macapá atende aos 16 municípios e mais de 80 localidades dentro do estado, com um serviço que funciona 24h. Para mais informações sobre os trechos intermunicipais, com horários, distâncias e valores, clique aqui.