Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 01 de fevereiro de 2019 - 10:42h
Creap entrega 36 meios auxiliares de locomoção para idosos do Abrigo São José
Foram entregues equipamentos como cadeiras de rodas de banho, bengalas e andadores para todos os idosos que necessitavam dos materiais.
Por:
Foto: Jamylle Nogueira
Entrega foi feita por meio de programa do Ministério da Saúde, que tem participação do Governo do Amapá, no custeio dos materiais

Nesta quinta-feira, 31, o Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) entregou 36 equipamentos como cadeiras de rodas, andadores e bengalas para idosos do Abrigo São José, em Macapá. A iniciativa faz parte do Programa de Concessão de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção (OPMAL) do Ministério da Saúde. Além de beneficiar os pacientes do Creap, o programa também alcança instituições filantrópicas, que acolhem pessoas com diversos tipos de deficiência.

A coordenadora de saúde do Abrigo São José, Aline Barbosa, ressalta que esse é um momento único para a instituição, uma vez que a maioria dos idosos acolhidos encontra-se em situações de vulnerabilidade, com patologias que comprometem, principalmente, seus movimentos. "Abrigamos cerca de 60 idosos e, mais da metade, tem dificuldades para se locomover. Receber essas doações, reforça o nosso compromisso de oferecer qualidade de vida para essas pessoas”, frisa Aline.

Os equipamentos entregues para o Abrigo, beneficiaram todos os idosos que dependem desses meios auxiliares para se locomover. As cadeiras de rodas comuns serão entregues até maio deste ano. Pois, a estimativa é que até esse período o Creap receba outros meios auxiliares de locomoção, por meio de emenda parlamentar e, doações de projeto social da Igreja de Jesus Cristo dos Santos Últimos Dias.

Lourdes Ferreira, 75 anos, vive no abrigo há mais de cinco anos. Ela estava precisando de uma cadeira de roda para conseguir realizar suas necessidades básicas de higiene, como tomar banho. “Estava ansiosa por essa cadeira. Para mim é motivo de alegria receber essa doação. Sou extremamente grata ao Creap”, declara a idosa.

O coordenador do OPMAL, Honório Corrêa, anunciou que o programa irá expandir os serviços para outros municípios amapaenses. "Já estamos em contato com as prefeituras, para fazerem um levantamento e saber o quantitativo de pessoas e a necessidade por equipamentos de locomoção. Após esse processo, será realizado o cadastro no OPMAL e a equipe multidisciplinar do Creap entregará os materiais", detalha o coordenador. Ele disse que o OPMAL já atendeu quase 90% de pessoas que se encontram na fila de espera, graças ao trabalho do Centro de Reabilitação do Amapá.

OPMAL

O Programa de Concessão de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de Locomoção é financiado pelo Ministério da Saúde. Parte do recurso destinado à compra de materiais é do Governo do Amapá e de emenda parlamentar. No mês de outubro, a instituição recebeu cerca de 500 cadeiras de rodas motorizadas, padrão, de banho e outros equipamentos como próteses e órteses. Até então, a instituição já entregou mais da metade dessa demanda, e a previsão é cadastrar novas pessoas de outros municípios até o final do ano, para que sejam beneficiados.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá