quinta, 01 de fevereiro de 2018 - 12:37h
Agricultores cativam público e retomam Feira Itinerante com apoio técnico do Estado
O projeto retorna este ano com sua primeira edição no domingo, 4, no bairro Congós, em Macapá.
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
Entre os produtos comercializados estão o cupuaçu, acerola, mamão, abóbora, abacaxi, verduras, legumes e derivados da mandioca.

O Projeto Feira Itinerante Solidária, também conhecida como Feira Sol, retorna às atividades em 2018 com edição especial no domingo, 4. Será no meio-fio da Rua Claudomiro de Moraes, próximo à 7ª Avenida do bairro do Congós, zona sul de Macapá, das 7h às 12h. Pelo cronograma definido, as feiras ocorrerão duas vezes por mês, sempre aos domingos. O próximo bairro a ser contemplado com o projeto é o Laguinho, na Praça Chico Noé, no dia 11 fevereiro.

A Feira Sol disponibiliza à população, não apenas alimentos, como também artesanato a preços acessíveis. Entre os produtos comercializados estão o cupuaçu, acerola, mamão, abóbora, abacaxi, abiu (fruto nativo da Amazônia), verduras, legumes e derivados da mandioca, como farinha, tucupi e tapioca.

O consumidor também poderá encontrar diversas espécies de pescado pelo Programa Peixe Popular, galinhas caipiras e vários tipos de artesanato. O projeto ainda beneficia instituições filantrópicas. A cada edição, os produtores fazem uma cesta de alimentos e doam para alguma entidade beneficente cadastrada na Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims).

Feira Itinerante

O cronograma de atividades para este ano foi definido entre o Governo do Amapá e a Associação de Produtores Rurais da Vila Valdemar (Aprova), que conta com mais de 50 associados. Em reunião no Instituto do Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), os organizadores da feira trataram sobre a qualidade dos produtos, apresentação visual do espaço, divulgação, organização, padronização e transporte.

O gerente do Núcleo Regional do Rurap, Raimundo Viana, disse que a iniciativa partiu dos próprios agricultores e o governo entrou no projeto oferecendo assistência técnica para melhorar o trabalho dos agricultores, bem como apoio logístico e transporte. “Antes mesmo da primeira edição deste ano, fizemos o acompanhamento técnico junto aos produtores. E nos dias de feira, disponibilizaremos materiais como barracas e veículos. Estamos oferecendo este suporte para que eles possam caminhar sozinhos, futuramente. E estaremos à disposição no que pudermos ajudar a desenvolver o projeto”, destacou Viana.

Para o presidente da Aprova, Erinaldo Siqueira, o apoio do governo do Estado é importante para o incentivo da agricultura familiar. “A feira já é conhecida e tem um público cativo e isso nos trouxe uma rentabilidade positiva. Estamos voltando este ano, com produtos novos e de qualidades. Investimos em propriedades e aumentamos a produção”, anunciou.

Parceiros

A Feira Sol é uma realização da Associação de Produtores Rurais da Vila Valdemar e conta com apoio do Governo do Amapá através da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Sims, Rurap, Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Agência de Pesca do Amapá (Pescap), Polícia Militar (PM) e Conselho de Segurança Pública.