segunda, 30 de setembro de 2019 - 15:20h
Polícia Militar dará apoio na segurança para as eleições de Conselho Tutelar em Macapá
Reunião na Sejusp definiu estratégia integrada de segurança para o pleito, que ocorre no domingo, 6, em 20 escolas das redes estadual e municipal.
Foto: Sejusp
A estratégia de segurança foi definida nesta segunda-feira, 30

O Governo do Amapá vai garantir apoio na segurança para as eleições que vão escolher os novos conselheiros tutelares das zonas sul e norte de Macapá. A Polícia Militar terá papel importante no pleito, atuando antes e durante o processo eleitoral, de forma ostensiva. O certame ocorre no domingo, 6, em 20 escolas estaduais e municipais da capital.

A estratégia de segurança foi definida nesta segunda-feira, 30, em reunião realizada na Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp). O major Efrain Nascimento, do Gabinete de Gestão Integrada da Sejusp, recebeu a secretária municipal de Assistência Social e do Trabalho, Mônica Dias; o comandante da Guarda Municipal de Macapá, Rui Seco, além de representante da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e da Procuradoria-Geral da prefeitura.

“O município encaminhou solicitação para apoio do Estado na segurança do pleito e esta reunião é para definir como cada ente vai atuar no dia. Será um trabalho integrado. Uma força auxiliar para a Guarda Municipal, CTMac e a Semast, para que o pleito ocorra da melhor forma possível”, pontuou Nascimento.

Ao longo de domingo, o policiamento será ostensivo. Os militares não ficarão fixos nos locais de votação, mas as viaturas estarão empregadas no policiamento ostensivo. Da diretoria de operações da Polícia Militar, o coronel Jones Miguel Silva, detalha como se dará a atuação da corporação para o pleito:

“O trabalho é antes e até o fim do processo eleitoral. As urnas serão entregues pelo TRE [Tribunal Regional Eleitoral] ao município às 18h da sexta-feira. Elas ficarão guardadas no Quartel do Comando-Geral da PM. No sábado, serão distribuídas nas escolas e nós vamos escoltando os caminhões baús que vão levar esse material para os locais de votação. No domingo, o policiamento estará nas ruas a partir das 7h e o trabalho só termina no fim da apuração”.

As eleições para os conselhos tutelares de Macapá são organizadas e realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entidade vinculada à Semast. O TRE disponibilizará um total de 136 urnas eletrônicas para a votação, e a segurança desses equipamentos fica a cargo da Polícia Militar.

Em Macapá, 105 candidatos concorrem às 10 vagas disponíveis para conselheiros tutelares, sendo 5 para a zona norte e mais 5 suplentes, e 5 para a zona sul e mais 5 suplentes.  O horário de votação será das 8h às 17h30 de domingo.