Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 24 de agosto de 2016 - 11:16h
Governo do Estado assegura revitalização do Linhão de Serra do Navio e Pedra Branca
Desde fevereiro do ano passado, o governador Waldez Góes lidera com a empresa Beadell e a CEA as tratativas necessárias para a execução do projeto.
Por:
O projeto será realizado em parceria com a Companhia de Eletricidade do Amapá e a empresa Beadell.

O Governo do Amapá concluiu as negociações do projeto de revitalização e manutenção da Linha de Transmissão de Energia de Serra do Navio e Pedra Branca, objetivando melhorar o fornecimento de energia elétrica para a região. A execução da primeira etapa foi anunciada na tarde desta quarta-feira, 24, durante reunião com o governador Waldez Góes, no Palácio do Setentrião. 

O projeto será realizado em parceria com a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e a empresa Beadell, que opera no Estado explorando ouro. A assinatura do Termo de Composição e Participação Financeira entre a CEA e a empresa ocorreu no dia 10 de agosto, resultado de mais de um ano de tratativas. 

Em fevereiro do ano passado, Góes recebeu o superintende da mineradora, Luiz Adabi, entre outros representantes da empresa com sede na Austrália. Na ocasião, a empresa comunicou que um dos fatores para expandir as atividades de mineração era a energia, pois funcionam com geradores a diesel e precisam de uma energia com mais qualidade. 

O governador então se colocou à disposição para abrir o contato com a CEA e fazer a interlocução em prol da parceria. “Desde o ano passado foram muitas tratativas. Agora temos o resultado que beneficiará a população com o fornecimento de energia de qualidade e geração de empregos”, informou o chefe do Executivo. 

A empresa custeará os serviços realizados, dispensando a CEA do ressarcimento dos valores gastos. A carga inicial de energia será expandida para 12MW, consumidos pela empresa. Os municípios serão beneficiados com a melhora da qualidade da energia por reduzir as quedas e interrupções de energia por conta das ações de manutenção, melhorias na rede de transmissão e limpeza.

Para o diretor de operações da Bedell, Luis Pablo Carlin, o empenho do governo foi decisivo para aprovação do projeto. “O governador Waldez se empenhou na mobilização, e por isso conseguiremos dar início ao trabalho”, afirmou. 

Carlin destaca, ainda, que a revitalização do linhão é necessária para a empresa manter as atividades de exploração de ouro na região, mas que a população será a primeira beneficiada com o projeto. 

Em setembro começam os serviços de limpeza do linhão. Ao todo são 110km de extensão da rede. Depois, será realizada a manutenção corretiva emergencial, e por último a instalação de relé de distância na central, dispositivo que detecta os locais com rompimento da linha. Após todo esse processo, que deverá ser finalizado em dezembro, a população perceberá a melhoria da energia em casa. 

Também está previsto o aumento da demanda para 12W de carga. O fornecimento e a instalação de um transformador possibilitará o aumento da capacidade de fornecimento do linhão, de acordo com os resultados apresentados. O termo tem o prazo de vigência de dois anos, podendo ser prorrogado. Em contrapartida, a CEA fornecerá as especificações técnicas para realização do trabalho, orientará o cumprimento das exigências estabelecidas e fiscalizará a execução dos serviços. 

Outra medida do Governo do Estado é a solicitação de uma agenda com a Câmara dos Vereadores dos municípios de Pedra Branca e Serra do Navio, para que discutam o projeto. Representantes da Assembleia Legislativa também deverão participar do encontro. 

Geração de empregos 
A revitalização e manutenção da Linha de Serra do Navio e Pedra Branca também influenciará na geração de empregos. Para a realização do projeto será preciso a contratação da mão de obra local. Além disso, com a segurança da energia, a empresa poderá expandir as atividades, o que impactará em mais empregos e movimentação da economia.

Atualmente, a Bedell mantém 500 funcionários no Amapá. A expectativa é que o quadro seja ampliado. Todo o estudo de geração de empregos será apresentado ao governo. Os insumos e equipamentos também serão adquiridos no Estado, gerando o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Na reunião de hoje, também estiveram presentes o deputado estadual Charles Marques, secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Creão, o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Eliezir Viterbino e o vice-presidente Joselito Abrantes.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá