Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 30 de agosto de 2021 - 20:29h
Amapá jovem será referência em projeto-piloto para juventude de Rondônia
Bons resultados do programa amapaense chamaram a atenção dos gestores do estado nortista.
Por: Jamylle Nogueira
Foto: Juan Pantoja / Portal Euideal
Pedro Filé frisou que o Amapá Jovem é destaque nacional por ser um programa transversal e único.

Gestores do estado de Rondônia avaliam, em breve, implementar um projeto-piloto baseado nas diretrizes do Programa Amapá Jovem que, atualmente, beneficia mais de 12 mil amapaenses de 15 a 29 anos.

O secretário de Políticas para a Juventude, Pedro Filé, apresentou os resultados do programa no 3º Encontro de Gestores Municipais de Políticas Públicas para Juventude de Rondônia, ocorrido em Ji-Paraná(RO), no sábado, 30.

Pedro Filé frisou que o Amapá Jovem é destaque nacional por ser um programa transversal e único, que une eixos como cidadania, segurança, saúde, educação, cultura e empreendedorismo.

“O Estado tem a juventude como prioridade, por isso, o Amapá jovem é inspiração em outros lugares, uma vez que procuramos criar oportunidades para nossa juventude, e isso vai além da bolsa: queremos que eles tenham qualificação e saibam seu verdadeiro papel na sociedade”, frisa o gestor.

Em 2021, o programa foi reformulado e passou a ter quatro níveis de monitoria, uma forma de ascensão interna dentro do programa, permitindo ao bolsista passar por todos os níveis, através de um processo seletivo e avaliativo. O programa também busca evitar a evasão escolar com o Amapá Jovem Universitário, que atende estudantes da capital e do interior.

Para o secretário estadual de Juventude de Rondônia, Gabriel Barbosa, conhecer o programa amapaense permite o diálogo sobre o fortalecimento de projetos de inclusão de jovens em vulnerabilidade.

“Fiquei impressionado com os resultados do Amapá Jovem, e a ideia foi trazer a proposta, inicialmente, através de uma apresentação para que todos os gestores pudessem entender a importância de criar uma política pública para os nossos jovens. Eu parabenizo o governo do Amapá por essa administração, e pretendemos futuramente também executar um projeto consolidado como este, de valorização dos jovens”, destaca Gabriel.

Em setembro, o secretário Pedro Filé participará de uma conferência virtual, para apresentar mais resultados do Amapá jovem que auxiliarão no projeto-piloto de Rondônia.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá