Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 24 de agosto de 2016 - 10:12h
Acadêmicos aprendem na prática serviço de monitoramento da água
Na prática, acadêmicos acompanharam de perto como é feito o monitoramento e o tratamento da água captada e distribuída na capital.
Por:
Acadêmicos do curso de Ciências Ambientais, da Universidade Federal do Amapá.

Acadêmicos do curso de Ciências Ambientais, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), estiveram na manhã desta quarta-feira, 24, visitando a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa). Na prática eles acompanharam de perto como é feito o monitoramento e o tratamento da água captada e distribuída na capital.

Claudinaldo Ferreira, além de gerente de monitoramento de sistemas da Caesa, é biólogo e trabalha há 20 anos com o tratamento de água no Amapá. Ele é o responsável pelas visitas monitoradas e palestras dentro da Estação de Água.

“As visitas são um canal de comunicação entre a Caesa e a comunidade acadêmica. Aqui podemos explicar e mostrar como funciona a Estação de Tratamento, relatar os problemas enfrentados, falar sobre a responsabilidade com a água e, também, a parte social envolvida”, explicou Ferreira.

A acadêmica Marlize de Souza, considerou a visita importante para enriquecer o aprendizado da teoria junto à prática. “Do lado de fora, tínhamos outra visão sobre o funcionamento da Estação. A palestra de hoje vai nos ajudar a elaborar estudos que, com nossa visão acadêmica, servirá para melhorias futuras para a população do Estado”, explicou a estudante.

Arialdo Júnior, professor da Unifap e que ministra a disciplina Saneamento Básico, destacou a importância de se oferecer ao aluno condições de ver na prática o que é ensinado na sala de aula. “Pensamos no enriquecimento que os acadêmicos poderiam ter com a visita. Aliar o ensinamento em sala à prática sempre é uma das grandes maneiras de aprimorar os estudos”, ressaltou.

Atualmente, a Estação de Tratamento de Água recebe a visita monitorada de acadêmicos do Ensino Superior. “A instituição interessada pode solicitar uma visita à Caesa, enviando um ofício contendo informações do curso, número de alunos e provável data para a visita”, finalizou Claudinaldo Ferreira.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá