Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 30 de julho de 2021 - 15:29h
Robótica: curso de férias para estudantes do Amapá expõe 35 protótipos de robôs
O Teen Robótica foi ofertado pela Setec a jovens entre 12 e 17 anos, de escolas públicas. Encerramento ocorreu nesta sexta-feira, 30.
Por:
Foto: Rafael Aleixo
Protótipo de estetoscópio sendo testado

Despertar a criatividade e o interesse pelo mundo da robótica foi o objetivo do curso de férias Teen Robótica, realizado pelo Governo do Estado do Amapa, e que ocorreu ao longo do mês de julho na Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec).

A cerimônia de encerramento correu nesta sexta-feira, 30, com uma exposição dos protótipos desenvolvidos pelos estudantes, além da entrega dos certificados do curso.

Entre os diversos projetos desenvolvidos a partir de materiais recicláveis e de baixo custo, está o do aluno Victor Teles, 14. Ele criou um protótipo de estetoscópio com fone de ouvido externo e explicou o motivo da adaptação do equipamento médico.

“Meu irmão está cursando medicina e tem sensibilidade no ouvido. E só dele colocar o estetoscópio normal, acaba machucando o ouvido dele. Por isso tive essa ideia de aprimorar o equipamento aqui no curso”, explicou Victor.

O estetoscópio é um equipamento médico que funciona como um amplificador dos sons internos emitidos pelo corpo e é usado para o exame de ruídos vasculares na região peitoral e respiratórios nas costas.

A criatividade e o interesse mútuo pela tecnologia e pela entomologia (ciência que estuda os insetos), levaram a estudante Ana Alice Barbosa, 13, a criar um inseto robô.

“No meu projeto, quis diferenciar dos demais e acabei criando um inseto robô, que se locomove em várias direções a partir de um comando pré-definido. Eu gostei muito do curso e pretendo continuar estudando robótica e praticando o que aprendi aqui”, enfatizou a estudante.

A didática do curso buscou implementar a cultura maker, que se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos.

Para o coordenador de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Setec, Eduardo Leite, o curso é mais uma ação de difusão e ampliação do acesso à ciência e tecnologia.

“É um momento importante pois reafirma o papel da Setec como instituição do Governo do Estado responsável em divulgar e democratizar o acesso à ciência. Ainda vale ressaltar que estão sendo feitos desdobramentos pra que possamos ampliar o acesso a oportunidades como essa por parte de toda a população, sobretudo e principalmente as de baixa renda, que podem achar nesses momentos alternativas para crescer e pensar em um futuro diferente”, explicou o coordenador.

Sobre o curso

O Teen Robótica tem o objetivo de difundir e estimular a educação 4.0 por meio do processo de aprendizagem da robótica como ferramenta de inovação.

Com conteúdo introdutório à robótica, as edições do curso são voltadas a alunos regularmente matriculados na rede pública de ensino, com idade entre 12 e 17 anos, compreendendo os ensinos Fundamental II e Médio.

Nesta segunda edição, o curso disponibilizou 40 vagas e ocorreu de forma presencial em laboratórios da Setec, adaptados às normas sanitárias e obedecendo às regras de distanciamento social.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá