terça, 30 de julho de 2019 - 21:45h
GEA garante contrapartida para conclusão do Cine Teatro Municipal de Santana
Apoio financeiro do Estado foi fundamental para garantir a liberação do recurso do governo federal, viabilizado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Foto: José Baía / Secom
Convênio entre o governo do Estado e a Prefeitura de Santana, que garantiu os recursos da contrapartida, ocorreu nesta terça-feira, 30

Projetado para ser o palco principal das manifestações artísticas e culturais do povo santanense, o Cine Teatro Municipal de Santana, será reformado, ampliado e receberá equipamentos e mobília. Os investimentos foram anunciados nesta terça-feira, 30, quando o Governo do Estado do Amapá (GEA) firmou um convênio de R$1.315,508,74 milhões com a Prefeitura de Santana para garantir a execução das obras e aquisições. A solenidade ocorreu na Câmara Municipal de Santana, a 17 km de Macapá.

O convênio foi viabilizado pela Secretaria de Estado de Cidades (SDC). A contrapartida assegurada pelo Executivo estadual foi fundamental para a liberação do recurso da Secretaria Especial de Cultura, de R$ 6 milhões, viabilizado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também presente no evento.

Durante a solenidade, o governador Waldez Góes afirmou que o investimento é resultado da política de diálogos entre governo do Estado, Prefeitura de Santana e bancada federal. “Esta é a segunda maior cidade do Amapá, todos sabemos do tamanho da produção cultural aqui existente, então, esse investimento na cultura é mais do que justo. O Cine Teatro vai trazer mais oportunidades através de emprego e renda, e novos projetos sociais para os santanenses”, reforçou Góes.

Ele lembrou que a intensa articulação política visa beneficiar a população, a exemplo dos investimentos em obras e aquisições para a segurança pública que também alcançarão os santanenses. “Precisamos preservar e fortalecer esse tipo de relação. Quem ganha é a sociedade”, acrescentou o governador.

Davi Alcolumbre ressaltou que o momento foi histórico para a população de Santana. “O governo do Estado teve a sensibilidade em efetivar o convênio e liberar a contrapartida para que Santana possa ter esse espaço voltado para a arte e a cultura. Apoiar e aportar recursos para a obra eram um sonho do povo santanense”, afirmou o presidente do Senado.

O prefeito de Santana, Ofirney Sadala, também reconheceu o apoio do governo do Estado para garantir o recurso. “A união e o diálogo tornaram esse momento possível”, afirmou o gestor municipal.

Representando o segmento cultural de Santana, o ator Carlos Lima definiu o Cine Teatro como uma conquista. “Um teatro nos permite contemplar a cultura e a arte!”, registrou.

O espaço

O Cine Teatro Municipal de Santana será a principal estrutura do município para o fomento da arte e da cultura, além de qualificação profissional e realização de projetos sociais para a população da cidade, que gira em torno de 115 mil habitantes.  O espaço vai permitir a realização de eventos culturais, exibição de filmes e as mais diversas expressões como música, dança e artes cênicas. O teatro é uma ferramenta de consolidação de políticas públicas para o setor cultural e atende uma antiga reivindicação de entidades e organizações ligadas ao segmento.

O prédio será composto por auditório principal com palco para espetáculos e cinema, com capacidade para 450 pessoas; sala para espetáculos menores, com capacidade para 100 pessoas; camarins; salas para oficinas e sala para ensino de instrumentos musicais.

Teatro das Bacabeiras

Na mesma oportunidade, o senador Davi Alcolumbre anunciou que está disponível um recurso extra orçamentário de R$ 2 milhões para revitalização no Teatro das Bacabeiras, em Macapá. A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) está desenvolvendo o projeto. “O objetivo é modernizar o Teatro das Bacabeiras trocando toda a mobília, sistema de climatização, iluminação e carpetes, além de um café no hall de entrada”, explicou o gestor da pasta, Evandro Milhomem.

Créditos:

José Baía / Secom