Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sábado, 30 de junho de 2018 - 19:50h
Moradores de Santana ganham do governo mais de 2 mil metros de passarelas de madeira
Obras fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana que já beneficiou os moradores com serviços de pavimentação, drenagem, terraplanagem, meio-fio e sinalização.
Por:
Foto: Marcio Pinheiro/Secom
Passarelas foram construídos com recursos de emenda da deputada federal Marcivância Flexa que acompanhou o governador Waldez Góes na entrega da obra

O Governo do Estado do Amapá (GEA) entregou nesse sábado, 30, no município de Santana, mais de 2 mil metros de passarelas em madeira, como parte do Plano de Mobilidade Urbana do Estado. Foram beneficiadas as áreas de ressaca dos bairros Provedor II, Fonte Nova, Nova Brasília e Paraíso. O plano também já contemplou os moradores de Santana com 23,3 km de vias com serviços de pavimentação, drenagem, terraplanagem, meio-fio e sinalização.

O governador Waldez Góes visitou as obras e afirma que a mobilidade urbana não é apenas asfaltamento. “Significa melhorar a qualidade de vida de quem vive nas áreas de ressaca. Em conversa com a comunidade, a deputada federal Marcivânia Flexa identificou as prioridades dos moradores e conseguiu a emenda para melhorar a condição de locomoção nessas áreas”, disse ele.

A reforma e construção das passarelas iniciaram há seis meses nas Avenidas 15 de Novembro, Dom Pedro, Nova Brasília e Rua Manoel de Souza, totalizando 2.041 metros de passarelas de madeira. Além disso, está prevista a entrega de 1.942 metros de passarela em concreto, para agosto deste ano.

A dona de casa, Telma Lúcia, 48 anos, mora há 18 anos na Avenida Nova Brasília, ela diz que a situação estava crítica e que fazia tempo que nada era feito para reestruturar as passarelas.

“Antes era muito ruim de passar. Algumas pessoas já caíram e se machucaram, mas agora está bem melhor. Fazia mais de 8 anos que nada era feito por nós”, afirma Telma Lúcia.

Entre crianças, jovens, adultos e idosos, existem as pessoas com deficiências e outras dificuldades de mobilidade. A moradora Dalcilene Diniz tem uma filha de 5 anos, chamada Elza, que é cadeirante. Ela disse que está muito contente e satisfeita, pois viu a filha sorrir ao poder brincar e se mover com mais facilidade pela ponte.

“Era muito difícil levar minha filha para a rua, sair com ela de casa. Depois que ela viu a ponte reformada, ela sorriu e ficou muito contente. Isso me deixou muito satisfeita”, contou a mãe da pequena Elza.

O recurso para os serviços foi de emenda parlamentar da deputada federal Marcivânia Flexa e de contrapartida do GEA, somando cerca de R$ 1,8 milhão. Para ela, o resultado foi gratificante ao visitar as passarelas e ver o governo executando a emenda destinada em benefício dos moradores santanenses. “A satisfação é de amenizar os problemas de mobilidade, sendo essa uma das principais dificuldades das pessoas que moram nas áreas de ressaca. Mesmo esse não sendo um local ideal para moradia, precisamos garantir qualidade de vida para os cidadãos”, acentuou a parlamentar.

Além desta emenda, o governo licitará no segundo semestre mais uma obra para a reforma de passarelas em Santana e construção de 1,2 mil metros de passarelas em concreto armado. O recurso é de emenda parlamentar do deputado federal Cabuçu no valor de R$ 1,5 milhão, que vai beneficiar os moradores do bairro Provedor II. A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) também se comprometeu em melhorar o acesso a essas áreas, no mês de julho, com terraplanagem e asfaltamento das cabeceiras das pontes.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Márcio Pinheiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá