Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 01 de junho de 2018 - 22:00h
Prodap treina servidores para emitirem carteira de meia-entrada para autistas
Documento será emitido, inicialmente, nas unidades do Super Fácil da capital e, posteriormente, estará disponível no interior do Estado.
Por: .Colaboradores: Natacha Dantas e Nelciane Lima
Foto: Maksuel Martins/Secom
Centro de Gestão da Tecnologia da Informação treinou 22 atendentes que vão operar o sistema de emissão do documento

As unidades do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac) Super Fácil vão passar a emitir carteiras de meia-entrada para autistas nas sessões de cinema, espetáculos esportivos, shows e outros eventos culturais. Para isso, 22 servidores foram capacitados a operar o sistema de emissão do documento. O treinamento foi ministrado pelo Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap), que desenvolveu o sistema.

De acordo com o analista administrativo do Prodap, Thiago Medeiros, responsável pelo treinamento, as próximas etapas são a implantação da ferramenta e a emissão da carteira, previstas para o decorrer do mês de junho. A princípio, o serviço estará disponível nas unidades de Macapá e, posteriormente, nas unidades do Siac de todo o estado.

Além de conhecer as funcionalidades da ferramenta, os participantes receberam orientações de como atender pessoas com Transtorno de Espectro de Autismo (TEA). Quem palestrou sobre o assunto para os atendentes do Super Fácil foi a psicóloga e técnica da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Thayná Mourão.

Ela destacou que é importante que os servidores saibam o que é o autismo e como lidar com este público. “Essa pequena palestra foi para que os servidores comecem a entrar no mundo do autismo, saber quais são as características, como é feito o diagnóstico e o fluxograma que montamos no Amapá, após o diagnóstico fechado e validado por especialista na área”, explicou Thayná Mourão.

O sistema foi desenvolvido para assegurar o direito de meia-entrada para pessoas autistas, como prevê a lei nº 2109/2016, que institui o benefício, de autoria da deputada estadual Marília Góes. O decreto que regulamenta a lei informa que a responsabilidade de emissão do documento é da Secretaria de Estado da Saúde e Siac/Super Fácil.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Maksuel Martins/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá