Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 21 de janeiro de 2016 - 09:25h
Pneus usados na pista de Kart da 51ª Expofeira são doados para artesãos e projeto escolar
Além de servir de matéria-prima para produção de peças artesanais, a medida ajuda a reduzir os riscos da proliferação de focos da dengue, chikungunya e zika.
Por: João Clésio
Cerca de 1.500 pneus usados na pista de kart, durante a 51ª Expofeira, foram doados para artesãos e alunos da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), por meio do Núcleo de Economia Solidária, intermediou o processo. Além de servir de matéria-prima para produção de peças artesanais, a medida ajuda a reduzir os riscos da proliferação de focos da dengue, chikungunya e zika vírus.

Os pneus haviam sido recolhidos de borracharias e das ruas e avenidas da capital pelo empresário, Erinaldo Frota. “Eles foram usados para demarcar a pista de Kart, e após a Expofeira, ficaram sem serventia. A Secretaria de Trabalho nos procurou e demonstrou interesse em dar uma destinação. Achei a iniciativa positiva em doá-los para artesãos e um projeto escolar”, avaliou.

Um dos beneficiados foi o artesão Raimundo José Oliveira Ferreira. Com os 500 pneus que ganhou, serão possíveis confeccionar cadeiras, porta-plantas, balanços, bacias d’água, vasos, mesas e imagens de aves e peixes. O ateliê funciona no bairro Provedor II, em Santana.

“Os pneus usados, que para muitos são considerados descartáveis, resolveram dois problemas: deixaram de servir de focos para doenças e agora servem de matéria-prima para o meu sustento”, observou.

Outro projeto que reutiliza pneus é o Cultivo e Cia de Ações Sustentáveis, desenvolvido por estudantes do primeiro ano da Escola Estadual Gabriel de Almeida Café. Os 500 pneus entregues pela Secretaria de Trabalho estão sendo usados para produzir mini-composteiras, vasos de plantas e na ornamentação de jardins.

“Aqui na escola, os alunos criaram um jardim com plantas nativas da Amazônia. As plantas foram cercadas com pneus. A ideia é confeccionar vasos de plantas para expor, por exemplo, durante a Semana do Meio Ambiente”, disse a professora Marilene Ribeiro Pessoa.

Para a secretária de Trabalho e Empreendedorismo, Marciane Santo, é preciso criar alternativas para que materiais sejam reutilizados para uma nova destinação. “Imaginem vários pneus expostos à chuva. Isto cria um problema sério de saúde. Então, decidimos dar um destino adequado, doando-os para artesãos e à escola. O que era problema, agora se transformou em arte”, concluiu a gestora da Sete.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá