Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 29 de janeiro de 2016 - 15:25h
MEC aprova especialização em Residência Médica em Ortopedia no Estado
As aulas práticas serão realizadas no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), Hospital de Emergência (HE) e Hospital Escola São Camilo
Por:

Está aprovada a Residência Médica em Ortopedia/Traumatologia no Amapá. O aval foi dado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (MEC) e a notícia foi recebida com otimismo pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pela Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Os candidatos serão escolhidos através de concurso público e as aulas práticas serão realizadas no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL), Hospital de Emergência (HE) e Hospital Escola São Camilo. “Temos autorização para, a partir do dia 1º de março, apresentar o edital do concurso e colocar em funcionamento o programa no Amapá”, enfatizou a coordenadora executiva de Projetos de Ensino e Pesquisa da Sesa, Marly Monteiro.

Mauro Shosuka, representante do Conselho Nacional de Residência Médica, durante visita feita no início de janeiro deste ano nos hospitais do Estado, assegurou que o Amapá dará um passo importante na formação de novos profissionais em uma das áreas de maior carência de atuação na capital. "Acreditamos que o Estado está preparado para assumir esse desafio", concluiu.

O concurso vai ofertar duas vagas, e todo o processo tem a duração de três anos, com carga horária de 60 horas semanais. O candidato aprovado vai desenvolver atividades ambulatoriais e cirúrgicas, recebendo uma bolsa paga pela pelo MEC através da Unifap, no valor de R$ 2.900.

Durante o curso, o residente será avaliado na parte teórica através de provas, seminários e apresentação de monografia. “Passado o tempo da especialização e sendo o médico aprovado, o MEC autoriza o certificado, passando o profissional a ser um médico com especialização em ortopedia”, explicou Marly.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá