segunda, 18 de janeiro de 2016 - 11:01h
Hemoap divulga balanço positivo de doações em 2015
O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) contabilizou 20.194 doações no ano passado, 1.236 a mais que em 2014, quando foram realizadas 18.958 doações de sangue. Somente no último bimestre de 2015, foram registrados 2.880 voluntários aptos, 172 a mais do que o ano anterior. Mesmo com o bom desempenho, a orientação é continuar o trabalho para manter o estoque seguro e válido, principalmente em relação ao fator RH negativo, que costuma ser raro entre a população.

A crescente adesão às campanhas promovidas durante o ano é um cenário positivo e favorece o estoque que atualmente consegue atender integralmente a demanda da rede hospitalar pública e privada do Estado.  Conforme a direção do Hemoap, é importante a procura contínua de doadores, para atender em especial aos pacientes que precisam de plaquetas, que têm prazo de validade de apenas cinco dias após a captação do sangue.

"Em 2015 tivemos um comparecimento de doadores significativo. Esses números são fruto do comprometimento social, pois percebemos que a solidariedade falou mais alto. Em 2016 iremos intensificar as ações, para atingir a nossa meta, conforme o planejamento estratégico da unidade", disse o diretor do Hemoap, Sávio Guerreiro.

Outro dado importante do ano passado é que mais de 200 mulheres procuraram o Hemoap para doar sangue, durante a última edição do "Doa Mulher" de 2015. As bolsas coletadas conseguiram abastecer de forma satisfatória o estoque da unidade para o fim do ano e início das férias.

Segundo Sávio Guerreiro, a clientela feminina representa de 40 a 44% do número total de voluntários da instituição, o que coloca o Hemoap dentro dos padrões do Ministério da Saúde (MS), que preconiza uma variável de 37% de mulheres doadoras. “No que tange ao projeto posso dizer que este foi o melhor momento do ano em termos de coleta na nossa instituição”, acrescentou.