Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 13 de janeiro de 2016 - 14:50h
Em 2015, mais de 60 mil pessoas visitaram o Museu Fortaleza de São José de Macapá
Para 2016 a expectativa é de que o número seja maior, principalmente de turistas estrangeiros.
Por:
O Museu Fortaleza de São José de Macapá recebeu 60.886 mil visitantes durante 2015, Incluindo turistas brasileiros e estrangeiros. Os dados são do livro de registro de presença do local. Porém, o número é maior, pois muitos visitantes deixam de assinar o documento. Julho foi o mês que mais recebeu visitas, com 8.439 brasileiros e 114 estrangeiros.

Só de visitantes brasileiros no ano passado foram 60.395 e estrangeiros 491. Nos outros meses, a média de visitantes foi de 3.762, índice superior ao do início do ano que era de 1.828, antes da atual gerência assumir a Fortaleza. “Acreditamos que pela Fortaleza estar abandonada em 2014, o número de visitantes era menor. Por isso, ao assumirmos em fevereiro, fizemos os reparos imediatos para que o local estivesse apto para visitas”, informou o gerente da Fortaleza, Bonfim Sampaio.

Como a Fortaleza foi deixada pela gestão passada completamente deteriorada, em 2015, foram realizados serviços de troca das madeiras das passarelas da entrada, reposição do seixo branco na área externa, para evitar o acúmulo de água, recolocação das letras da fachada da esplanada que foram furtadas, substituição das luminárias e revitalização da parte elétrica.

Na área interna, as guaritas, casas-mata, auditório, galeria, enfermaria, paiol, auditório, casa dos oficiais e a capela receberam pintura com cal para evitar o acúmulo de limo. O telhado também foi revitalizado, pois boa parte estava sem telha desde 2014.

Atualmente, os serviços de capina, roçagem, limpeza e manutenção da área interna e externa são realizados constantemente por uma empresa terceirizada, mantendo o espaço adequado para receber os visitantes.

Para 2016, um dos projetos é fortalecer a relação com as escolas e fazer com que os alunos estejam mais presentes por meio das visitas monitoradas, além de levar o museu para dentro da sala de aula com palestras. No ano passado, 31 escolas enviaram ofícios solicitando visitas monitoradas, totalizando 1.463 alunos que tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre maior monumento histórico do Amapá.

As escolas podem solicitar as visitas monitoradas via ofício. Com essas medidas, a expectativa é de que o número de visitantes aumente mais ainda este ano. O horário de funcionamento da Fortaleza de São José permanece de terça-feira a domingo, de 8h às 18h.

Outros projetos estão sendo discutidos junto à Secretaria de Estado da Cultura (Secult) durante o planejamento que está em andamento. “Estamos reunindo durante esse mês com todos os órgãos vinculados à secretaria para que, juntos, possamos colocar no planejamento dos projetos que apresentem bons resultados para o setor cultural”, explicou o secretário de Estado da Cultura, Disney Silva.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá