Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 13 de janeiro de 2016 - 14:52h
Curso no Danielle Mitterrand poderá ter tempo de conclusão reduzido
A previsão é de que este procedimento seja avaliado e possivelmente implantado já na próxima turma.
Por:
O Curso Básico de Francês, ofertado pelo Centro de Educação Profissional Danielle Mitterrand, poderá ter o tempo de duração reduzido de dois anos e meio para um ano e meio. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realiza um estudo técnico para a viabilidade da redução, que busca combater a evasão de alunos. A previsão é de que este procedimento seja avaliado e possivelmente implantado já na próxima turma, cujo processo seletivo, que vai ofertar 500 vagas, tem o período de inscrições previsto para o período de 25 a 30 de janeiro.

Desde janeiro do ano passado, a equipe técnica do Núcleo Profissional de Educação (NEP) da Seed iniciou o monitoramento em todos os Centros e Escolas Estaduais que ofertam a Educação Profissional, com a finalidade de acompanhar e orientar as esquipes gestoras quanto ao funcionamento das instituições.

Segundo o gerente do NEP, Antônio Costa, o estudo interno detectou que um dos maiores fatores da evasão dos alunos seria o tempo de duração do curso. “No Danielle Mitterrand, por exemplo, ficamos preocupados com a situação, pois o índice de evasão chegou 87,5%; turmas que iniciavam com 40 alunos terminavam com apenas 5. Nossa intenção é diminuir a duração do curso que é de dois anos e meio, para um ano e meio”, explicou o gestor.

Com as mudanças, o aluno continuará a estudar as duas horas de aula, respeitando as especificidades da língua francesa, porém, em vez de dois dias na semana, como é atualmente, ele passará a estudar de segunda-feira a sexta-feira, como acontece em todas as escolas e Centros de Educação Profissional do Amapá.

A mudança irá possibilitar o aluno que continue com a mesma carga horária de 400 horas, respeitando o Catálogo Nacional de Cursos, do Ministério Educação (MEC). Com isso, será possível diminuir o tempo de permanência do aluno de dois anos e meio para apenas um ano e meio. 

Quadro de professores

Atualmente o Estado do Amapá possui 177 professores de letras com habilitação em Língua Francesa, sendo 123 efetivos e 54 contratos administrativos. O Centro Danielle Mitterrand possui 26 professores, dois contratos administrativos e 24 profissionais efetivos. De acordo com a Seed, o quadro de profissionais não sofrerá nenhuma mudança.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá