Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 25 de janeiro de 2016 - 17:04h
Artesanato ganha incentivo do Governo em Mazagão Velho
Os produtos ficaram expostos em uma enorme tenda cedida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo.
Por: João Clésio
Quem foi à festa dos 246 anos de Mazagão Velho, na região Sul do Estado, que aconteceu entre os dias 22 e 24 de janeiro, não passou despercebido pela exposição de artesanato, uma das atrações do evento.

As peças chamaram a atenção pela diversidade, acabamento e criatividade. Os produtos ficaram expostos em uma enorme tenda cedida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

Foram colocados para exposição e comercialização mesas, caixas de batuque de vários tamanhos, porta-objetos, entre outras peças confeccionadas em madeira e cerâmica.

A exemplo do apoio aos artesãos e empreendedores populares de Mazagão Velho, em Junho do ano passado, durante o Festival da Castanha, o Governo do Estado, através da Sete, retornou à vila para organizar e incentivar os profissionais da área. “O ano só está iniciando e as demandas começam a surgir. Enviamos duas equipes para Mazagão Velho. Uma ficou responsável pela organização e montagem da tenda para os artesãos e outra cuidou especialmente dos empreendedores locais que trabalharam com a venda de alimentos e bebidas”, explicou Sheila Riane, coordenadora de Empreendedorismo da Sete.

O presidente da Associação dos Artesãos de Mazagão Velho, Orivaldo Oliveira, disse que é preciso dar mais visibilidade ao artesanato produzido na região. Para ele, o incentivo do Governo do Estado é fundamental para que a população do Amapá e de outros estados possam conhecer um pouco mais e comprar os produtos. “Fizemos a solicitação e, de imediato, fomos atendidos pela Coordenação de Artesanato da Sete. Os técnicos vieram à vila e nos deram todo o apoio. Ficamos felizes em saber que estamos inseridos no cronograma de ações ligadas ao setor”, comentou.

 

Sobre Mazagão Velho -  Mazagão Velho completou no último sábado (23 de Janeiro) 246 anos de fundação. A origem da vila remonta o período do Brasil Colonial. A região foi habitada a partir da transferência de cerca de 160 famílias de uma colônia portuguesa no Marrocos, na África, para o Norte do Brasil. A vila foi fundada em 23 de Janeiro de 1770, pelo rei de Portugal, Dom José I.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá