Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 20 de janeiro de 2016 - 10:11h
Amapá vai implantar Observatório da Despesa Pública
O projeto foi criado pela CGU e pelo BID para auxiliar o controle de gastos e possibilitar a prevenção do desvio de verbas públicas na gestão pública.
Por:
O governador do Estado, Waldez Góes, assinou o termo de cooperação técnica para a implantação do Observatório da Despesa Pública (ODP) no Amapá. O projeto foi criado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para auxiliar o controle de gastos e possibilitar a prevenção do desvio de verbas públicas na gestão pública.

Segundo a CGU, o objetivo do ODP é contribuir para o aprimoramento do controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública. Os resultados gerados pela unidade servem como insumo para realização de auditorias e fiscalizações conduzidas pela controladoria, bem como para informar aos gestores sobre indicadores gerenciais relativos à realização de gastos, de modo a permitir análises comparativas, subsidiando a tomada de decisões para melhoria da aplicação dos recursos.

O Estado já está trabalhando para cumprir as exigências impostas pela União para a implantação, como a criação de uma estrutura física independente dentro da CGE, além do desenvolvimento de software e hardware em parceria com o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) e a capacitação de cinco servidores efetivos do órgão, em Brasília, para trabalhar no monitoramento.

“Esses técnicos irão coletar informações e cruzar dados referentes a recursos públicos e identificar indícios de desvio de verbas, além de elaborar relatórios sobre gastos e contribuir com os gestores públicos na hora de tomarem decisões sobre a gestão pública”, explicou o controlador geral do Estado, Otni Alencar Júnior.

A capacitação dos servidores ocorrerá em junho e em julho o ODP deve estar funcionando.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá