Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 29 de março de 2017 - 16:32h
Musicoterapia passa a ser alternativa de tratamento no Hcal
Iniciativa ocorrerá uma vez por mês, contemplando todos os setores e unidades do hospital
Por:
Início das atividades buscou priorizar pacientes do setor de Psiquiatria

Alegria, emoção e muita música se misturaram no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), onde enfermeiros, médicos, psicólogos e pacientes com transtornos mentais formaram mutirão de entretenimento, na manhã de quarta-feira, 29, na condução do projeto "Musicoterapia do Hcal".

A atividade faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a banda de música da Polícia Militar, onde assinaram um termo de Colaboração e Parceria que consiste oferecer aos pacientes e servidores, instantes de lazer e relaxamento a partir da música. O remédio sonoro será repetido uma vez por mês, contemplando todos os setores e unidades vinculadas ao hospital, incluindo um repertório com canções clássicas e sucessos da Música Popular Brasileira.

O início das atividades buscou priorizar pacientes do setor de Psiquiatria, que segundo o coordenador de enfermagem da unidade, Marcos Ferreira, observou-se que no dia-dia dos pacientes, a música consegue garantir a mudança no comportamento de cada um.

"Nesse contexto o projeto de musicoterapia consegue aplicar técnicas baseadas na identidade sonora do paciente, garantindo a mudança no seu comportamento, aumentando os níveis de concentração e atenção, melhora de humor, diminuição do estresse e principalmente a ansiedade e agitação", explicou Marcos Ferreira.

O método terapêutico é utilizado desde a antiguidade como medida preventiva, paliativa e até mesmo em casos de distúrbios neurodegenerativos. A musicoterapia além de melhorar a qualidade de vida, previne e auxilia o tratamento de doenças, apresentando um papel importante como terapia multidisciplinar, na prevenção de muitas doenças.

O comandante geral da Polícia Militar, Rodolfo Pereira, falou da satisfação do comando em apoiar projetos que valorizam e melhoram principalmente a perspectiva de cura. "A gente vê que são pessoas que estão aqui precisando sempre da gente e às vezes não conseguimos enxergar. Inseridos nesse projeto, percebemos o quanto é importante uma simples iniciativa para melhorar o bem estar e até mesmo o sofrimento desses doentes que estão a meses dentro de um hospital", comentou.

A diretora do Hcal, Renata Carvalho, falou do projeto com entusiasmo, reforçando a confiança de que a música ajuda amenizar o estresse dos servidores e o sofrimento dos pacientes. "Nós buscamos, com esse momento, promover uma mudança de comportamento tanto do usuário, quanto das pessoas que trabalham no hospital, pois a música ajuda a combater males que podem ser prejudiciais a saúde como a depressão, insônia e angustia", finalizou.

 

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá