segunda, 30 de março de 2020 - 11:01h
Ambiente Escola Virtual: comunidade escolar é apresentada as novas ferramentas de aprendizagem
Gestores, coordenadores pedagógicos e professores passarão a utilizar ambiente digital para fomentarem o ensino aprendizagem.
Por: .Colaboradores: Valdeí Balieiro
Foto: Divulgação/Seed
Seis lives serão promovidas pela Seed com intuito de capacitar comunidade escolar para o uso de ferramentas digitais de ensino

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciou, na manhã desta segunda-feira (30), a primeira de seis transmissões ao vivo pelo canal da Secretaria no YouTube com intuito de trabalhar o ambiente escolar digital nesse período de suspensão das atividades nas escolas devido a ameaça do novo coronavírus (Covid-19). As ferramentas já estavam sendo desenvolvidas desde 2016.

De acordo com a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seed, Neurizete Nascimento, a ferramenta é integrada ao Sistema Integrado de Gestão da Educação (SigEduc) e oportuniza a interação entre professores e estudantes no processo de aprendizagem.

“O objetivo das lives é levar toda comunidade escolar a conhecerem o ambiente virtual que a Seed disponibiliza. São plataformas que iremos usar neste momento de suspensão das aulas com intuito de fomentar um ambiente de aprendizagem com os estudantes”, explicou Neurizete Nascimento.

Nesta primeira transmissão, gestores e técnicos da Seed apresentaram aos a diretores, coordenadores pedagógicos, professores e alunos uma visão geral das ferramentas do ambiente virtual disponíveis. Para o professor Evaldo Expedito, do Núcleo de Tecnologia da Educação da Seed, a apresentação das ferramentas auxiliará que cada pessoa que compõem o ambiente escolar possa dar continuidade as atividades por meio digital.

“O professor poderá realizar atividades complementares à distância com seus alunos em mais um canal de comunicação para o processo de ensino e de aprendizagem.  Todos os professores e suas respectivas turmas no sistema já possuem acesso direto ao ambiente da escola virtual.  Assim, o Sigeduc tem mais uma função importante que é a ação pedagógica com as habilidades de ensino e ferramentas”, contou o professor.

Quem acompanhou a primeira live pode participar tirando dúvida via chat. Técnicos da Seed respondiam aos questionamentos.

Cronograma de lives

As transmissões continuam até sábado, 4 de abril. Confira o cronograma abaixo:

SigEduc

É o conjunto de sistemas responsáveis pela matrícula online e a gestão de todos atores da comunidade escolar na qual passam a ter importante atuação no sistema onde, tanto o professor quanto o aluno, possuem também acesso. Os envolvidos têm mais este canal de acesso ao sistema que também pode ser acessado por meio do link https://sigeduc.ap.gov.br.

EDIGITAL

É a plataforma do Sigeduc chamada de Escola Digital que tem como propósito ofertar objetos digitais de aprendizagem ou simplesmente ODA, ou seja, essa plataforma na mais é que uma biblioteca virtual de conteúdos direcionadas a professores e alunos. O Edigital é aberta para que qualquer pessoa pode utilizar a plataforma.

AVA SEED

É o ambiente virtual desenvolvido pelo Núcleo de tecnologia Educação da Seed onde são ofertados dois cursos de recursos digitais e treinamento como o portal da Gestão Escolar para Diretores. Este ambiente é também voltado para a formação continuada de professores e gestores escolares.