quarta, 31 de janeiro de 2018 - 17:57h
Estado inicia pavimentação da nova 13 de Setembro
Os serviços estão começando próximo ao Residencial Jardim Açucena e os moradores já serão recebidos com a via asfaltada.
Por: Da Redação .Colaboradores: Fernanda Picanço
Foto: Arquivo/Setrap
O plano de mobilidade urbana contempla, ainda, a duplicação de 1,4 km de extensão da via, estacionamento e sinalização.

O Governo do Amapá, aproveita o período de trégua das chuvas para dar celeridade às obras de asfaltamento da Avenida 13 de Setembro, do perímetro da Rua Minas Gerais até o Residencial Jardim Açucena. Mais de sete mil pessoas irão morar no conjunto e já vão ser recebidas com a via pavimentada.

O projeto também prevê a duplicação da Avenida 13 de Setembro, construção de ciclovia e passeio público para aumentar a segurança da população. As obras da nova 13 de Setembro também incluem estacionamento e sinalização vertical e horizontal.

Mudanças no trânsito

O cruzamento da Avenida 13 de Setembro com a Rua Minas Gerais passará por mudanças. O semáforo será retirado e já está sendo construído um retorno que dará maior fluidez ao trânsito, principalmente, para quem trafega pela Rodovia Duca Serra.

Segundo o fiscal de mobilidade urbana de Macapá, Orzanelle Magno, a via que está sendo pavimentada recebeu serviços de terraplenagem, drenagem superficial e profunda para a captação das águas das chuvas, que serão direcionadas para o canal da Rua Minas Gerais.

Feira do Pescado

Outra etapa da obra vencida para a duplicação é a transferência da feira do pescado que, pelo novo projeto, ficaria bem no meio da via.  O governador Waldez Góes determinou que os serviços neste trecho próximo à Rua Claudomiro de Moraes, só poderiam ser iniciados depois que a situação dos setenta trabalhadores da feira fosse resolvida.

Em novembro do ano passado, o governo do Estado e a Prefeitura de Macapá reuniram com os vendedores e comerciantes da área e chegaram a um acordo. O governo cederia uma área para a transferência da feira e a prefeitura entraria com a infraestrutura do novo espaço.

O Estado destinou um terreno onde já funcionou o almoxarifado da Delegacia-Geral de Polícia Civil e, que, estava sem uso. O prédio antigo foi demolido e os entulhos retirados.  A Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap) também fará a terraplanagem da área.