Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 30 de janeiro de 2020 - 17:48h
Ação itinerante do SuperFácil emite RG com nome social para público trans
Desde a implantação do serviço, em 2018, já foram entregues 50 carteiras de identidade social.
Por:
Foto: Maitê Mastop
Eduardo Manoel Schneider, de 20 anos, realizou o sonho de colocar seu nome social em seu documento de identificação.

Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, a rede SuperFácil deu início na quarta-feira, 29, aos trabalhos itinerantes de 2020, com uma ação que contou com a emissão de 15 novas carteiras de identidade com nome social, sendo, desde 2018, o total de 50 documentos emitidos.

A ação ofereceu os serviços de emissão de carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Carteira de Identidade. Eduardo Manoel Schneider, de 20 anos, realizou o sonho de colocar seu nome social em seu documento de identificação.

“Sempre me senti um homem e hoje, através do Governo do Amapá, realizo um sonho ao finalmente trocar o meu nome para Manoel Schneider”, disse o jovem.

“O SuperFácil está oportunizando a emissão da carteira de identidade com o nome social. Hoje assino o fim do constrangimento quando eu precisar me identificar como Maria Luiza, ou simplesmente Manu. Estou muito feliz”, completou uma das beneficiadas com a ação.  

Todos os servidores das unidades SuperFácil passaram por treinamento para atenderem o público transexual e para oferecerem um acolhimento de qualidade e excelência, sobretudo com respeito às diferenças.

Carteira de Identidade Social

Ao receber o novo documento, o nome social e o nome registrado na certidão de nascimento ficam impressos no verso, como forma de evitar constrangimentos quando a aparência e o nome são diferentes.

A Carteira de Identidade Social está em vigor no Estado desde o dia 14 de maio de 2018, após requerimento de autoria da deputada estadual Marília Góes. O documento pode ser requisitado por transexuais e travestis na Polícia Técnico-Científica (Politec) e em todas as unidades do SuperFácil no Amapá.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Maitê Mastop

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá