terça, 30 de janeiro de 2018 - 17:42h
450 candidatos são convocados para o TAF do concurso da Polícia Militar
Testes serão realizados de 18 a 26 de fevereiro no Comando Geral da PM. Os portões estarão abertos a partir das 5h.
Por: Weverton Façanha
Candidatos devem se apresentar no Comando Geral da PM, de acordo com o dia estabelecido no edital

O Governo do Amapá divulgou nesta terça-feira, 30, o edital de convocação do Exame de Avaliação de Condicionamento Físico – conhecido como Teste de Aptidão Física (TAF) -, para provimento de vagas para soldado da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), correspondente à terceira fase do concurso. Os testes serão realizados de 18 a 26, de fevereiro no Comando Geral da PM/AP, em Macapá.

Foram convocados para o Exame de Condicionamento Físico 450 candidatos, divididos em 3 turmas de 150, que realizarão os testes durante 3 dias, cada turma, sendo dois exercícios por dia. Em caso de não comparecimento, não aprovação em alguma atividade ou comparecer fora do horário, o candidato estará automaticamente eliminado.

Segundo a secretária adjunta de Administração, Regina Duarte, os candidatos devem ficar atentos às datas e horários estabelecidos no edital. “Estamos iniciando a terceira fase do concurso que também é eliminatória. Ressaltamos, ainda, aos candidatos, que os portões estarão abertos a partir das 5 horas da manhã e fecham às 6 horas”, alertou.

Os exames definidos no edital para os concorrentes masculinos são: corrida de 12 minutos, para o perímetro de 2.400 metros, e abdominal supra, 34 repetições em 1 minuto, no primeiro dia. No segundo dia, serão aplicados os exercícios de flexão em barra fixa com cinco repetições e corrida em 50 metros, com tempo de 8 segundos. No terceiro e último dia haverá salto em altura com 1,15m, e natação, 50 metros, com tempo livre.

No feminino os exercícios definidos para o primeiro dia são: corrida em 12 minutos para percorrer 2.100 metros e abdominal supra, com 30 repetições em 1 minuto. Para o segundo dia será isometria em barra fixa com duração de 9 segundos e corrida de 50 metros em 9 segundos. Para o terceiro dia, será salto em altura com 1 metro e natação com 50 metros em tempo livre.

O Exame de Aptidão Física constitui-se na realização de um conjunto de testes, com cargas de exercícios físicos que avaliam parâmetros de força, coordenação, capacidade aeróbica e anaeróbica, permitindo classificar o estado físico no momento da execução dos testes, devendo o candidato cumprir com habilidade o que lhe é exigido, obtendo os índices previstos nas respectivas tabelas para o masculino e feminino.

O tenente PM Arivaldo Silva, membro da comissão do concurso, orientou que os candidatos devem ser apresentar com roupas adequadas. “Recomendamos aos candidatos que devem ir com roupas apropriadas para atividades físicas e destacamos que cada pessoa deve estar preparada ao máximo, pois, esta etapa é uma das que mais eliminam candidatos”.

A próxima fase do concurso será a avaliação psicológica. Os candidatos classificados e considerados aptos nas três primeiras etapas serão convocados. Essa etapa tem caráter somente eliminatório e será realizada em local e data a serem divulgados pela Sead.