segunda, 29 de novembro de 2021 - 22:07h
Plano de Desenvolvimento Regional: obras de pavimentação da AP-070 avançam no leste do Amapá
Governador Waldez Góes visitou a execução do serviço acompanhado do prefeito de Itaubal e técnicos de governo.
Foto: Marcio Pinheiro/Secom

As obras de pavimentação da AP-070 executadas pelo Governo do Estado avançam para garantir melhorias aos municípios de Itaubal, Cutias e Amapá, além de dinamizar ainda mais a economia. O serviço faz parte do Plano Rodoviário Estadual, prevê um total de 162,6 milhões e diversas frentes de trabalho.

O governador Waldez Góes realizou uma vistoria na segunda-feira, 29, nas obras que já alcançaram 14 dos 36,5 quilômetros previstos entre o entroncamento com a AP-340, em Itaubal, até o distrito de São Joaquim do Pacuí, zona rural de Macapá. Conforme o planejamento, a pavimentação também atenderá o ramal que liga a comunidade de Carmo do Macacoari à AP-340.

"Estamos criando as condições para o processo de desenvolvimento regional para que as potencialidades de cada município sejam em favor da qualidade de vida e geração de oportunidades para todos da população", disse o governador.

A vistoria da comitiva do governo foi acompanhada pelo prefeito de Itaubal, José Serafim Picanço.

"A chegada da pavimentação do ramal é um avanço de um planejamento que vai melhorar a vida de todos. Sem dúvida é um momento de celebrar", destacou o prefeito.

Esta etapa do Plano Rodoviário Estadual atende a região leste por ser considerada um grande potencial como celeiro de produção de grãos, proteína animal e derivados, além de atividades turísticas. O senador Davi Alcolumbre articulou e garantiu um aditivo de R$ 6,6 milhões através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Outras frentes de trabalho

O Plano de Desenvolvimento Regional inclui, ainda, a construção de quatro pontes e duas galerias em concreto ao longo da AP-070, como também de outras duas pontes em concreto nos municípios de Itaubal e Amapá, sobre os rios Macacoari e Meruoca, respectivamente.

Em outras etapas, o projeto vai concluir a pavimentação da Rodovia AP-110, no trecho entre São Joaquim do Pacuí e o município de Cutias do Araguari, totalizando 21,3 quilômetros, além da construção de pontes em concreto armado sobre o Igarapé do Garimpo e o Rio Gurupora.

O plano de Desenvolvimento Regional foi criado no primeiro mandato do governador Waldez Góes, com licitação das obras no ano de 2009, e já contemplou as regiões de Mazagão, Mazagão Velho, Itaubal, Cutias, São Joaquim, Pracuúba e Amapá.

Créditos:

Márcio Pinheiro/Secom