Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 29 de novembro de 2018 - 13:39h
Governo e Exército exaltam parceria e celebram um ano da 22ª Brigada Foz do Amazonas
Brigada reforça presença da Força Nacional em cerca de 1,9 quilômetros de fronteira, em ações de Defesa Civil e regularização fundiária, em parceria com o GEA.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro / Secom
Governador em exercício, Kaká Barbosa, reiterou a importância da relação de apoio mútuo cultivada entre as forças de segurança nacional e estadual

Neste quinta-feira, 29, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva – Foz do Amazonas, completa um ano de atuação em território amapaense. O governador do Amapá em exercício, Kaká Barbosa, participou da solenidade militar alusiva à data e reiterou a importância da relação de apoio mútuo cultivada entre as forças de segurança nacional e estadual, em diversas ações fronteiriças, de Defesa Civil, regularização fundiária e outras.

A solenidade aconteceu no prédio da 22ª Brigada, na zona oeste de Macapá, e contou com apresentação de tropas, formatura, além de homenagens a autoridades civis e militares que, de alguma forma, contribuíram para a implantação da Brigada no Amapá. O primeiro aniversário da instituição contou, também, com um jantar na noite de quarta-feira, 28, onde o governador Waldez Góes foi condecorado com um medalhão, como forma de reconhecimento da parceria do Exército Brasileiro (EB) com o Executivo estadual.

Apoio mútuo

Kaká Barbosa salientou que a brigada reforça a atuação do Exército nos cerca de 1,9 quilômetros de fronteira com a Guiana Francesa e o Suriname. O governador em exercício reiterou o apoio mútuo em benefício da sociedade e do desenvolvimento do Amapá e exemplificou trabalhos importantes, como a consolidação da Base Cartográfica do Amapá, que é peça fundamental para a regularização fundiária.

“A implantação da brigada demonstra, ainda, a importância que o Amapá tem e quão necessário é que estejamos unidos no combate ao crime, considerando a nossa localização e a extensão da nossa fronteira. Sabemos que podemos contar com o Exército Brasileiro, da mesma forma que ele pode contar conosco, priorizando a segurança, a ordem e o bem-estar da população”, destacou Kaká Barbosa.

O comandante da 22ª Brigada, general Luiz Viana Filho, ressaltou que, em um ano de atuação, os mais de 1.500 militares que atuam no Amapá intensificaram, sobretudo, as operações realizadas na faixa de fronteira, combatendo crimes transfronteiriços (drogas, assaltos a embarcações) e ambientais, com apoio das polícias estaduais e Corpo de Bombeiros Militar do Amapá. Segundo o comandante, trabalhos de defesa social e de limpeza ao redor da Fortaleza de São José também passaram a ser melhor conduzidos.

“Outras ações, como o trabalho de campo da regularização fundiária do Amapá, são reforçadas. Devemos finalizar em fevereiro [de 2019], mais essa parceria firmada com o Governo do Amapá, que resultará em grandes avanços. E a pretensão é amadurecermos ainda mais esse laço, que está cada vez mais forte”, acrescentou o general Viana Filho.

Integração

A boa relação entre Estado e Exército Brasileiro, no Amapá, foi muito elogiada no discurso do comandante-geral do Norte, general Paulo Sérgio. “É impressionante a união de forças dos três Poderes com as Forças Armadas no Amapá. Há integração, diálogo permanente, progresso. Fazem jus ao propósito pelo qual o Comando Militar do Norte foi criado, de valorizar ainda mais o Norte do País, promovendo o desenvolvimento regional e nacional. Fortalecem-se, assim, os Podres, o EB, a nação, a visão estadista e a missão de servir”, salientou o general Paulo Sérgio.

Abrangência

A Brigada Foz do Amazonas está situada na zona oeste de Macapá, área do Comando de Fronteira do Exército no Amapá. Sua área de atuação é de cerca de 1.900 quilômetros de fronteira entre a Guiana Francesa e o Suriname, além de uma vasta extensão de litoral que tem como ponto estratégico a foz do Rio Amazonas.

A unidade é subordinada ao Comando Militar do Norte (CMN), no Pará, e gerencia as ações do 34º Batalhão de Infantaria de Selva no Amapá (34º BIS); do 2º BIS em Belém do Pará e do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) em São Luís do Maranhão. Ao todo, são 3 mil militares atuando nessas regiões.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Marcelo Loureiro/Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá