Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 29 de novembro de 2017 - 22:20h
Governador e empresários dialogam sobre atuação de órgãos fiscalizadores
Encontro reuniu empreendedores de diferentes entidades e integrou o Fórum Permanente de Discussões.
Por:
Foto: André Rodrigues
Durante o encontro, Waldez Góes destacou a importância de estreitar relações com os empreendedores

Nesta quarta-feira, 29, o governador do Amapá, Waldez Góes, dialogou com representantes de entidades que fazem parte do Bloco Empreendedor do Amapá, com o intuito de discutir estratégias educativas e preventivas sobre a fiscalização realizada por órgãos do governo estadual. A reunião aconteceu no Palácio do Setentrião e integrou o Fórum Permanente de Discussões, instituído pelo governo estadual no último sábado, 25, com o intuito de encaminhar demandas e processos com maior agilidade.

Estiveram presentes no encontro representantes de entidades como a Federação do Comércio (Fecomércio), Associação Amapaense de Supermercados (Amaps), Associação de Distribuidores e Atacadistas do Amapá (Adaap) e Sindicato dos Postos de Combustíveis do Amapá (Sindipostos-AP). Participaram, também, o diretor-presidente do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), Eliton Franco, e a diretora-presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem), Gabrielly Silva.

Durante a reunião, os empresários apontaram a necessidade de estreitar o relacionamento com os órgãos do governo responsáveis pela defesa do consumidor. Eles ressaltaram que as multas aplicadas são onerosas às atividade dos empreendedores, e destacaram a importância de obter informações educativas e preventivas sobre fiscalização.

O diretor-presidente do Procon ressaltou que o ato de fiscalizar é importante para garantir segurança ao consumidor. Todavia, ele explicou que o órgão está à disposição dos empreendedores e que existe a possibilidade de ofertar ações educativas, para que eles saibam como evitar infrações.

Gabrielly Silva, por sua vez, explicou que o Ipem é um órgão delegado ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), portanto, precisa cumprir a legislação estabelecida pela União. A diretora-presidente do Ipem ressaltou que a autarquia tem a intenção de receber os empreendedores para sanar suas dúvidas, por meio de reunião por segmento, tratativas individualizadas e, por fim, um workshop.

“O Ipem sempre esteve de porta abertas aos empreendedores, que podem dialogar conosco e conhecer a forma que trabalhamos. Este trabalho de parceria é o que nós queremos”, afirmou Silva.

Waldez Góes pontuou que “receber os empreendedores em reuniões mais específicas é uma metodologia que trará benefícios aos trabalhadores, pois, nestes momentos, eles poderão sanar todas as dúvidas”, afirmou.

Itamar Costa, presidente da Ameap, frisou que “aumentar o diálogo com o governo estadual é essencial para a atividade empresarial amapaense e nos permite tirar dúvidas e obter orientações”. 

Fórum

A próxima reunião do Fórum Permanente de Discussões acontece em 4 dezembro, com o propósito de analisar o resultado dos debates.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá