Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 29 de novembro de 2019 - 20:15h
Em Oiapoque, pacientes com HIV e Hepatite terão equipamento para monitorar carga viral
Novo equipamento do Governo do Amapá deverá agilizar o tratamento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes da região.
Por:
Foto: SVS
Técnicos da SVS receberam treinamento para uso do GeneXpert

Pacientes em tratamento contra o HIV e Hepatite C, em Oiapoque, ao norte do Amapá, poderão realizar testes de monitoramento de carga viral, sem que precisem aguardar o encaminhamento das amostras para Macapá, com retorno dos resultados via online para o município.  

Técnicos do Laboratório de Fronteira de Oiapoque encerraram na quinta-feira, 28, um treinamento no sistema GeneXpert, equipamento que o Governo do Amapá recebeu do Ministério da Saúde e que realiza os testes de monitoramento da carga viral de HIV-1 (Plasma) em 90 minutos, e carga viral de Hepatite C - HCV (Plasma ou soro) em 105 minutos.

A instalação do equipamento e o treinamento foram ofertados pela empresa Cepheid, fabricante e importadora do GeneXpert.

De acordo com o biomédico Valmir Corrêa e Corrêa, chefe da Unidade Laboratorial de Fronteira de Oiapoque da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o novo fluxo de encaminhamento dos exames deverá agilizar o tratamento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes da região do estado.

“Dessa forma, o serviço será descentralizado de Macapá. O equipamento possibilita a realização de 4 testes simultâneos de forma ágil e de fácil manipulação”, destacou.

O superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, disse que Oiapoque é o primeiro município amapaense a contar com o sistema GeneXpert.

“A expectativa é de que o novo aparelho nos ajude a fortalecer uma política pública de assistência a esses pacientes, fazendo com que o estado avance para além da política de prevenção, mas, em dar resposta a quem já vive com HIV ou Hepatite”, frisou Malafaia.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá