Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 21 de julho de 2016 - 10:36h
Secretária de Educação recebe lideranças indígenas do Parque do Tumucumaque
Na ocasião, foram repassadas informações sobre o planejamento das ações referentes à educação nas aldeias indígenas do Estado.
Por:
Ao todo, o Estado oferta educação escolar indígena a nove etnias, sendo quatro em Oiapoque.

Lideranças indígenas e professores do Parque do Tumucumaque foram recebidos nesta quinta-feira, 27, pela secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, no gabinete da secretaria. Na ocasião, foram repassadas informações sobre o planejamento das ações referentes à educação nas aldeias indígenas do Estado, como: continuidade na contratação de professores indígenas que residem nas localidades, formalização dos projetos pedagógicos nas escolas por parte dos diretores escolares, curso de formação para professores indígenas e ainda o transporte de professores e mercadorias para as aldeias neste segundo semestre de 2016.

Os professores aproveitaram a oportunidade para pedir a construção e ampliação das unidades escolares, assim como a atualização dos profissionais indígenas com os cursos de formação continuada. “Procuramos resguardar a cultura e as tradições desses grupos indígenas, sabemos das particularidades deles, por isso, fazemos questão de manter o diálogo com as lideranças indígenas, buscando os melhores caminhos deste processo na melhoria da educação no nosso estado”, afirmou Conceição Medeiros. 

Ao todo, o Estado oferta educação escolar indígena a nove etnias, sendo quatro em Oiapoque (Galibi Marworno, Galibi kalinã, PoloKus e Karipuna). E ainda, as etnias Waiãpi, Apalai, Tiriyó, Waioma e Katxuiana que estão localizadas no Parque do Tumucumaque.

Benefícios

A educação em áreas indígenas recebeu um novo reforço, no Amapá. No mês de abril de 2015, o governador Waldez Góes autorizou a contratação de 141 professores e 11 pedagogos que atuam juntos aos povos Waiãpi, Tumucumaque e aldeias do Vale Uaçá, em Oiapoque; totalizando 152 profissionais educadores. Com o crescimento da demanda de alunos, a expectativa é que este número cresça para 216 professores indígenas contratados.

A logística das escolas nessas localidades também recebeu benefícios. A comunidade indígena da etnia do Waiãpi, aldeia Aramirã, localizada no município de Pedra Branca do Amapari, ganhou no início do ano mais de 5 mil quilos de cargas variadas melhorando a rotina de 349 alunos do ensino fundamental e médio. Nos suprimentos enviados por avião, estão livros, merenda escolar, materiais de limpeza, combustível, entre outros.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá