Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 21 de julho de 2016 - 10:43h
Férias: cuidado deve ser redobrado com o armazenamento de alimentos
Febre tifóide, doenças diarreicas agudas, hepatite A e o rota vírus são algumas das doenças que podem ser transmitidas por alimentos mal conservados.
Por:

Nas férias, o importante é se divertir sem descuidar da saúde. A atenção necessária na hora de armazenar e consumir alimentos nos locais de banho deve ser redobrada.

A nutricionista da Vigilância Sanitária, Consuelo Lopes, explica que o transporte de alimentos deve observar a forma correta de armazenamento, pois qualquer falha pode causar sérios problemas de saúde. Febre tifóide, doenças diarreicas agudas (DDA), hepatite A e o rota vírus são algumas das doenças que podem ser transmitidas por alimentos mal conservados.

"Os alimentos que serão levados para serem consumidos nos locais de banho, como arroz, feijão, macarrão, frango, entre outros, devem ter sido, preferencialmente, preparados há poucas horas para o consumo. É sempre recomendado mantê-los em isopor preservando a temperatura acima de 60c. Isso ajuda a preservá-lo e ajuda a retardar o processo de decomposição", explicou Consuelo Lopes.

A ingestão de alimentos contaminados pode causar uma infecção intestinal, que ocorre quando ingerimos um alimento que já possui a toxina no alimento, produzida por microrganismos em intensa multiplicação.

 

Sinais e sintomas

- Náuseas, vômito, diarreia e dores abdominais são os sintomas mais comuns. Podem também aparecer dor de cabeça, febre, alteração na visão, olhos inchados e outros.

- Eles podem se manifesta rapidamente, em até 72 horas após a ingestão do alimento e podem durar em torno de 4 dias, variando conforme o tipo de contaminação a que o alimento sofreu.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá