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quinta, 21 de julho de 2016 - 10:34h
Delegacia Virtual da Polícia Civil contabiliza mais de 100 mil ocorrências online
O serviço é oferecido pela Polícia Civil do Estado do Amapá e tem o objetivo de agilizar o atendimento ao cidadão.
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A Polícia Civil disponibiliza também um espaço exclusivamente para denúncias online.

A Delegacia Virtual contabilizou mais de 100 mil registros de ocorrências disponibilizadas aos usuários pela internet. O serviço é oferecido pela Polícia Civil do Estado do Amapá e tem o objetivo de agilizar o atendimento ao cidadão e facilitar o acesso ao boletim de ocorrência e denúncias, sem a necessidade de deslocamento imediato do comunicante à Delegacia de Polícia.

De acordo com o Harley Souza, chefe do Setor de Informática da Polícia Civil, desde que a Delegacia Virtual foi criada, em 2011, já foram registrados 100.246 atendimentos pela internet, com emissão de boletins de ocorrência. Desde quando a delegacia foi criada houve uma redução no número de registros nas delegacias de bairro.

“Hoje o cidadão pode fazer o registro da própria casa, sem risco. O serviço é uma ferramenta tecnológica que veio para ajudar os usuários, trazendo comodidade e rapidez. 80% dos casos são perda de documentos em geral”, explicou Harley Souza.  

Entre os serviços que podem ser realizados na Delegacia Virtual estão: registro de ocorrência de perda ou extravio de documentos, como Carteira de Identidade, CPF, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Títulos de Eleitor e Certidões, além de objetos, celulares, placas de veículos ou lacre, acidente de trânsito sem vítima e desaparecimento de pessoa.

A Polícia Civil disponibiliza também um espaço exclusivamente para denúncias online. No caso de roubo, crime realizado mediante ameaça ou violência, cometido por uma ou mais pessoas, armadas ou não, o comunicante deverá procurar a delegacia mais próxima do local do fato ocorrido.

Através da Delegacia Virtual o registro pode ser realizado em poucos minutos, após análise da ocorrência por uma autoridade policial o documento será disponibilizado para impressão. O boletim eletrônico tem a mesma validade dos documentos emitidos em uma delegacia e poderá ser acessado a qualquer momento.

Para a delegada geral de Polícia Civil, Maria de Lourdes Sousa, o serviço está disponível de forma rápida e eficaz e atende ocorrência de todos os municípios do Estado. “A Delegacia Virtual é uma ferramenta importante para o cidadão, antigamente era preciso ir pessoalmente em uma delegacia para registrar uma simples perda de documentos, na internet, o registro pode ser feito online em menos tempo”, explicou a delegada.

A polícia alerta que a falsa comunicação de crime está sujeita à penalidade conforme determinação do artigo 340 do código penal brasileiro, que também vale para os registros através da internet.

Acesso ao serviço

Para registrar um Boletim de Ocorrência pela internet, o comunicante dever acessar o site da Polícia Civil do Amapá www.policiacivil.ap.gov.br, selecionar a opção Delegacia Virtual, em seguida na opção “faça seu registro”, a partir daí basta preencher o formulário com todos os dados da ocorrência, contatos e dados de pessoas envolvidas. Após o envio, o comunicante deverá aguardar a análise do registro por uma autoridade policial. Os dados devem ser preenchidos com atenção para evitar que o registro seja recusado por conta de informações incompletas ou incorretas.

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