Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 21 de julho de 2016 - 10:28h
Crianças participam do “meio-dia”, na Festa de São Tiago, em Mazagão Velho
Misturadas aos adultos, crianças dão um show à parte na tradicional dança que celebra a vitória.
Por:
Crianças são presença constante no “meio-dia”, uma celebração da dança do “Vominê”

Engana-se quem pensa que as crianças precisam esperar até os dias 27 e 28 de julho, quando ocorre a festa “particular” delas para terem participação na Festa de São Tiago. Elas são presença constante no “meio-dia”, uma celebração da dança do “Vominê” que se inicia na frente da igreja e segue pela casa dos festeiros.

Misturadas aos adultos, elas dão um show à parte na tradicional dança que celebra a vitória. É uma prévia e uma preparação para os dois dias em que as “responsáveis” pelas encenações serão elas.

“Um dia, elas serão as responsáveis de manter a tradição. As crianças têm participação no Vominê de meio-dia, como uma forma de incluí-las na programação e deixar elas entrarem no clima para a festa delas”, explica o caixeiro Alexandre Queiroz, um dos que acompanha o meio-dia.

Festa de São Tiago das crianças

A fé, a cultura e a devoção de um povo passada por gerações, desde a infância. A comunidade de Mazagão Velho investe na juventude para não deixar sua maior tradição se acabar. Para isso, as crianças têm uma Festa de São Tiago feita especialmente para elas.

Depois dos adultos, já nos dias 27 e 28 de julho, as novas gerações repetirão os rituais dos adultos de dois dias antes. E com direito às figuras de São Tiago, São Jorge, Atalaia, Bobo Velho e os chefes dos dois exércitos com seus soldados. Indumentárias impecáveis para contar o enredo da lenda do Santo Guerreiro (cristãos de branco e mouros de vermelho); montadas em cavalinhos fabricados artesanalmente com miriti, palmeira comum na região e enfeitados com papel de seda.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá