Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 29 de julho de 2021 - 18:02h
Covid-19: Doze municípios do Amapá não registram nenhuma morte no mês de julho
Os dados são do período de 1 a 28 de julho e deixam o Amapá na classificação amarela, considerada de baixo risco.
Por: .Colaboradores: Marco Antônio P. Costa
Foto: Reprodução SVS
Redução dos indicadores mantem a maioria dos municípios e o estado na faixa amarela (baixo risco)

 

Com o avanço da vacinação e as políticas de enfrentamento à covid-19 desde o início da pandemia no Amapá, julho foi o mês - até a última quarta-feira, 28 -, em que 12 dos 16 municípios amapaenses não tiveram nenhum óbito por covid-19.

Os dados são do Centro de Informações e Análises de Sistemas de Saúde (Ciass), setor da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que monitora, dentre outras coisas, os óbitos ocorridos no estado. Os números mostram que a vacinação funciona e também são coerentes com a classificação de risco atual do Amapá, que segue reduzindo.

Até a manhã desta quinta, 29, o Estado do Amapá havia distribuído aos municípios amapaenses 536.503 doses de vacinas, das quais 375.681 foram aplicadas, sendo 281.652 para primeira dose (D1) e 94.029 para a segunda dose (D2) ou dose única.


Classificação de risco

Na classificação de risco, avaliada na última quarta-feira, 28, o Amapá atingiu a pontuação 7, de cor amarela, ou seja, uma classificação de risco considerada baixa.

A doutora em doenças infecciosas e parasitárias, Margarete Gomes, que também faz parte do Comitê Científico do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) do Governo do Estado, avalia que a tendência é de redução. “Estes dados corroboram o resultado positivo com a diminuição de óbitos", enfatizou.

Até a última quarta-feira, 28, apenas Macapá, Santana, Ferreira Gomes e Pedra do Amapari, tenham tido registro de óbitos. É importante ressaltar que alguns óbitos ficam em investigação por mais tempo, portanto pode haver mudanças nestes dados.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá