Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 19 de julho de 2016 - 09:27h
Censo Aquícola identifica empreendimentos desativados no Estado
O primeiro relatório parcial do censo aquícola de Macapá foi divulgado pela Agência de Pesca do Amapá
Por:

Para identificar os empreendimentos aquícolas que estão desativados, a Agência de Pesca do Amapá (Pescap) iniciou o Censo Aquícola. Macapá foi o primeiro município a receber as equipes para o cadastro e atualização de informações dos piscicultores, encerrando a primeira etapa do trabalho, que ocorrerá em todo o Estado. 

Com o censo, será possível identificar quantos tanques de piscicultura existem no Amapá, quais estão funcionando ou desativados, além dos que são financiados pelo Fundo Rural do Amapá (Frap) e quais precisam de financiamento. Também identificarão qual a produção de peixe criados em cativeiros em todo o Estado. 

As visitas iniciaram em 2015 com base no cadastro do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) que contabiliza 243 propriedades em todo o Amapá. “Continuaremos com o censo este ano para que possamos atualizar nossa base cadastral e fortalecer o programa de aquicultura”, afirmou Clésio Cardoso, diretor-presidente da Pescap. 

De acordo com relatório parcial do censo, até o momento 34 empreendimentos foram visitados somente em Macapá. Desses, 25 estão ativos, 8 estão inativos e um não foi identificado. Os piscicultores apontaram a falta de recurso e o alto custo de subsídios como a ração e alevinos – filhotes de peixes utilizados no cultivo em tanques - como os principais fatores para a paralisação da criação de peixe.  

Na segunda etapa do censo, a meta é visitar 200 empreendimentos. O censo faz parte do fortalecimento do Programa de Apoio À Aquicultura no Amapá. Durante as visitas, além do cadastro, os técnicos realizam a análise da água e atividade de extensão com orientações sobre a importância no controle de qualidade da água e do manejo produtivo. 

De acordo com a extensionista agropecuária da Pescap, Renata Marinho, é importante identificar esses piscicultores para que possam receber os benefícios ofertados pela agência. “Identificamos as pessoas que tem interesse em continuar a atividade, mostramos e orientamos quais incentivos podem ter acesso para fomentar o negócio”, explicou. 

 

Incentivos

Durante o Censo, as equipes estão fazendo o levantamento da demanda de ração necessária para abastecer os empreendimentos. Esses dados serão repassados a empresários que estão instalando uma fábrica de ração no Estado. O objetivo é ofertar aos empreendedores ração por um preço mais acessível. 

A Pescap trabalha ainda na implantação do Programa de Apoio à Aquicultura, que visa incentivar e aumentar a produção de peixes no Amapá. Além da fábrica de ração, o programa apoiará a implantação de uma unidade de produção de alevinos.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá