Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 29 de junho de 2018 - 21:45h
Super Fácil Móvel levará serviços de cidadania às comunidades mais distantes do Amapá
Micro-ônibus, totalmente equipado, foi adquirido através de emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel com contrapartida do governo do Estado.
Por:
Foto: Marcelo Loureiro / Secom
Auricelia Ximendes não teve dificuldade para retirar a segunda via do Cartão do SUS

O Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac Super Fácil), com 16 anos de existência, possui completa cobertura de serviços em Macapá com instalações no Centro, Beirol, zonas sul, norte e oeste de Macapá - inaugurada em abril deste ano.  Além disso, há unidades nos municípios de Santana, Ferreira Gomes, Pedra Branca do Amapari, Tartarugalzinho, Calçoene e Oiapoque. Agora, conta com uma unidade móvel que levará serviços itinerantes de cidadania às localidades mais distantes e que ainda não possuem unidades fixas da Rede Super Fácil.

A solenidade de entrega do novo serviço aconteceu nesta sexta-feira, 29. O Super Fácil Móvel ofertou os primeiros atendimentos aos moradores da zona norte de Macapá. A moradora do bairro Novo Horizonte, Auricelia Ximendes de Aguiar, precisava atualizar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), mas não queria enfrentar filas. Com a unidade móvel próximo à sua casa, dentro de minutos, adquiriu seu novo documento sem qualquer burocracia. “Eu cheguei aqui fiz a triagem, fui encaminhada para o atendimento e já estou saindo com o meu cartão do SUS novinho, não demorou nada e estou saindo satisfeita”, comemorou Auricelia.

Já a dona de casa Olgarina de Souza, que também mora no Novo Horizonte, aproveitou para pedir orientação jurídica. “Com a correria do dia a dia, não conseguia tempo para buscar auxílio com um profissional. Mas essa ação veio no momento e no local certo, graças a Deus já consegui a informação que eu queria e sei o que fazer para resolver uma determinada questão que estou enfrentando”, declarou Olgarina.

A ação social de cidadania aconteceu na Praça Eterna Aliança, no bairro novo horizonte, com a emissão de 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade, do cartão do SUS e 2ª via do Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de serviços da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap) e outros órgãos.

Super Fácil Móvel

O micro-ônibus é adaptado com sete guichês, acessibilidade a pessoas com deficiência, chamador de senhas e toldo de proteção, que permite o acolhimento e triagem na área externa. O veículo foi adquirido através de emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel, por meio do Programa Calha Norte, do Ministério da Defesa, com contrapartida do governo do Estado.

Durante a solenidade de entrega do micro-ônibus, o governador Waldez Góes destacou que a unidade móvel é providencial para as localidades que ficam distantes ou que ainda não são beneficiadas com a cobertura da Rede Super Fácil.

“Esse é um sistema de prestação de serviço público altamente eficiente. Hoje, a Rede Super Fácil atende a maioria dos municípios, mas ainda temos comunidades descobertas. O objetivo desse micro-ônibus é possibilitar ao cidadão mais uma oportunidade de acesso aos serviços de cidadania, e a unidade móvel fluvial, para atender as localidades mais distantes, também faz parte desse projeto que estamos formatando com nossos parceiros”, declarou Góes, que também anunciou o projeto para a construção de uma nova unidade fixa do Siac, na zona norte de Macapá.

A diretora-geral do Super Fácil, Luzia Grunho, frisou que a unidade móvel irá percorrer diversos bairros de Macapá e municípios. “Estamos recebendo pessoas de praticamente todos os bairros da zona norte, só nessa primeira ação, devemos superar os 2 mil atendimentos. A próxima parada do Super Fácil Móvel será nos municípios de Pracuúba e Tartarugalzinho, o tempo de permanência será de acordo com a necessidade de cada comunidade”, explicou.

Só no ano de 2017, a Rede Super Fácil realizou quatro milhões de atendimentos, alcançando 3,2 milhões de cidadãos em todo o Estado.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Marcelo Loureiro / Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá