Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
segunda, 02 de julho de 2018 - 16:06h
Quatro balneários foram aprovados pelo Imap e Lacen para receber banhistas
Apenas o de Fazendinha foi classificado como impróprio. Técnicos coletaram água de cinco balneários em quatro municípios; testes continuarão.
Por:
Foto: Imap
Banhistas que se arriscarem a entrar nas águas contaminadas do balneário de Fazendinha, podem contrair doenças, alerta o Imap

Dos cinco balneários que tiveram amostras de água analisadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá (Imap) e Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/AP), apenas o do distrito de Fazendinha, em Macapá, foi classificado como impróprio para banho. Este é o primeiro resultado divulgado para as férias de julho. Os testes continuarão ao longo do mês e os resultados podem mudar.

Durante cinco semanas, técnicos do Imap coletaram água de balneários da capital e dos municípios de Porto Grande, Mazagão e Ferreira Gomes. Em Macapá, o balneário da Fazendinha - reprovado na análise química -, recebeu uma placa de aviso alertando os banhistas sobre o perigo. Já o do Cuiraú está liberado.

As condições de balneabilidade (qualidade da água) estão relacionadas, principalmente, com a presença de bactérias do grupo coliformes. Outras condições como presença de lixo e lançamento de esgotos, também possibilitam inferir sobre a condição imprópria de um determinado balneário.

“Para afirmar que um balneário se encontra próprio para o banho, 80% do grupo de amostras deve estar dentro do estipulado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente [Conama]”, explica o gerente do Núcleo de Análises Químicas do Imap, Allan Maciel.

O monitoramento continuará durante todo o mês de julho, mas as mudanças no período são pouco prováveis. E os banhistas que se arriscarem a entrar nas águas contaminadas do balneário de Fazendinha, podem contrair doenças como gastroenterite, hepatite, diarreia, cólera, otites, dermatites e outras.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá