sábado, 29 de maio de 2021 - 22:23h
Governo do Estado realiza cadastros e orienta famílias afetadas pela enchente na região do Jari
Uma ação integrada de órgãos do Governo e as prefeituras de Laranjal e Vitória do Jari acolhe e dá assistência para famílias afetadas pelo alto nível do rio.
Foto: Maksuel Martins
Vanessa Pinto recebe equipe do Governo do Estado na casa tomada pelas águas

Neste sábado, 29, equipes da Defesa Civil, Superfácil, Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e as prefeituras de Laranjal e Vitória do Jari, numa ação integrada, deram continuidade ao trabalho de assistência a todas as famílias afetadas pelo alto nível do Rio Jari. As equipes de apoio do governo vão continuar no local para a chegada da primeira balsa abastecida com os mantimentos do Programa Comida em Casa e de ajuda humanitária para famílias em situação de vulnerabilidade social na região.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil, o nível do rio Jari chegou a 2.45m em Laranjal, às 19h, e em Vitória chegou a 3.50m, às 16h, na preamar, o nível máximo da maré.

Em Laranjal, são 10 bairros atingidos pela inundação totalizando 3.523 famílias afetadas, sendo 40 desalojadas e cinco famílias desabrigadas, que estão sendo acolhidas na Escola Estadual Mineko Hayashida.

Cerca de 90% das famílias em Vitória do Jari foram afetadas. Segundo as informações da Defesa Civil, são cerca de 3 mil casas, em 7 bairros: Santa Clara (o mais vulnerável) Marítima, Prainha, Comercial, São Pedro, Mina e Cidade Livre. Não existem famílias desabrigadas, as que precisaram sair de casa foram abrigadas por familiares.

Uma dessas pessoas que está enfrentando dificuldades é a Vanessa Pinto de Almeida, de 32 anos. Ela mora há 23 anos no bairro Santa Clara e atualmente está desempregada, cuidando de um casal de filhos.

A Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims) realizou o cadastro de Vanessa para participar do programas Renda Cidadã e Comida em Casa.

"Essa ajuda do governo vai ser bem vinda neste momento de dificuldade. Agradeço muito o apoio dado pelas pessoas que vieram visitar minha família e ver a dificuldade que estamos passando", afirmou Vanessa.

Para dar suporte às famílias que estão com o abastecimento de água potável comprometido, um carro pipa do Governo do Estado está fornecendo água nos locais afetados. Duas caçambas estão atuando na retirada de lixo das áreas e duas balsas estão fazendo o transporte de cestas de alimentos da ajuda humanitária e do Comida em Casa.

Ajuda humanitária

Vitória do Jari vai receber 1.000 cestas de alimentos e Laranjal do Jari vai receber 1.804, totalizando 2.804 cestas para ajuda humanitária às famílias que foram afetadas pelas enchentes.

Comida em Casa

Após a entrega da ajuda humanitária, a SIMS vai realizar a entrega de 2.824 cestas de alimentos do Comida em Casa, programa de segurança alimentar destinado às associações, igrejas, e classes de trabalhadores como taxistas, mototaxistas, catraieiros e demais trabalhadores que foram afetados economicamente pela pandemia. Vitória do Jari receberá 964 cestas na Escola Estadual Munguba do Jari e Laranjal vai receber 1.860 cestas na Escola Estadual Vanda Maria de Souza Cabête.

Vigilância em Saúde

A SVS está atuando com as prefeituras e a Unidade Mista de Saúde de Vitória do Jari para alinhamento da situação epidemiológica do município. Os cuidados são por conta do alto fluxo de pessoas na região. A SVS contribui diretamente com as orientações técnicas para controle de doenças e evitar agravamento da proliferação da covid-19.