Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 29 de maio de 2020 - 18:21h
Governo do Amapá realiza segunda ação de testagem de profissionais do Hcal
Nesta sexta-feira, 29, profissionais de saúde e de apoio foram testados. Exames especificam o estágio de transmissão do vírus.
Por:
Foto: Nelson Carlos
Foram testados 214 profissionais de saúde como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas.

O Governo do Estado do Amapá, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, realizou ação de testagem rápida para covid-19 no Hospital das Clínicas Alberto Lima (Hcal). A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira, 29.

Foram testados 214 profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, entre outros trabalhadores que compõem a categoria e trabalham na área do hospital.

É a segunda ação de testagem que a Vigilância em Saúde realiza no Hcal e prevê voltar nas próximas semanas para novos exames rápidos.

Resultados

Do total de 214 testes:

  • 172 deram negativo
  • 33 com igG - com anticorpos sem risco de transmissão
  • 7 com igM e igG - fase intermediária
  • 2 com igM positivo - fase de transmissão aguda

Para o farmacêutico da SVS e diretor de núcleo do Laboratório Central (Lacen), Giovani Mariano, essa testagem específica é muito importante para detectar o estágio de transmissão dos infectados.

"Quando o resultado é igM positivo, isso significa que a infecção está em fase de transmissão aguda. Quando o resultado é igG, significa que as pessoas já desenvolveram anticorpos e não estão mais transmitindo. Já o igM e igG, é a fase intermediária, quando o paciente começa a sair da fase aguda para a fase de não transmissão", explica o farmacêutico.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá