Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 29 de março de 2022 - 19:53h
Governo empossa novos membros do Conselho Estadual de Assistência Social do Amapá
Foram empossados 32 conselheiros representantes das Organizações da Sociedade Civil e do Poder Público Estadual. 
Por: Jamylle Nogueira
Foto: Albenir Sousa
Posse aconteceu nesta terça, 29.

Nesta terça-feira, 29, o Governo do Amapá empossou 32 novos conselheiros representantes e suplentes do  Conselho Estadual de Assistência Social do Amapá (Ceas/AP) do biênio 2022/2024.  Eles serão responsáveis por exercer o controle social de políticas públicas, com poder de decisão nos assuntos de interesse coletivo e fiscalização dos gastos e repasse de recursos aos municípios. O Ceas é coordenado pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims). 

 
De acordo a gestora da pasta, Albanize Colares, o conselho é composto por representantes de órgãos oficiais e não governamentais em igual número de membros que, juntos, exercem a função de manter efetivas as políticas públicas feitas para atender a população.

"Esse é um momento muito significativo e demonstra o apoio dos conselheiros para rede socioassistencial dos municípios. Além de fiscalizar, os membros colaboram para que os recursos do Estado sejam repassados às prefeituras", destacou a gestora. 

A nova conselheira, Tatiane Gemaque, é  representante de entidades e organizações dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Para ela, o Conselho é um espaço privilegiado, pois os membros interferem diretamente na elaboração, colaboração e fiscalização de políticas públicas.
 
“Devemos ter um comprometimento  enorme, pois essa é uma tarefa de quem defende a assistência social para a população. É um trabalho árduo, que deve ser feito em conjunto com a sociedade civil e órgãos governamentais para que atenda a todos que necessitam”, frisou a conselheira.

No final da cerimônia de posse, foi realizada uma eleição para definição das entidades que compõem a Mesa Diretora do Ceas/AP. Foram eleitos a Sims, como presidente; a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), como secretária; a Associação Casa Nosso Lar, como vice-presidente; e o Instituto Ecovida e como segunda secretária. 
 
Ceas/AP

Criado pela Lei Nº 0256/2005, é um órgão de caráter deliberativo, permanente e de composição paritária, vinculada à instituição do Estado responsável pela coordenação da Política Estadual de Assistência Social; elaboração das diretrizes da Assistência Social; apreciação e aprovação da Política Estadual de Assistência Social em articulação com as demais políticas setoriais básicas.
 
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá