Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
terça, 29 de janeiro de 2019 - 13:05h
Fortaleza de São José de Macapá vai se candidatar ao título de Patrimônio Mundial
Comitê técnico local trabalha para alinhar os principais requisitos exigidos pela Unesco para a candidatura; entorno passa por revitalização desde 2017.
Por:
Foto: Maksuel Martins/Secom
Todo o complexo turístico do entorno da Fortaleza será avaliado pela Unesco

O reconhecimento da Fortaleza de São José de Macapá como Patrimônio Mundial vai colocar o Amapá nos mais altos degraus da história. E, para tanto, há um longo plano de metas a ser cumprido e um dossiê a ser elaborado e entregue para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), ainda este ano.

Na segunda-feira, 28, representantes do grupo de gerenciamento da Fortaleza se reuniram nas dependências do Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), em Macapá, para avaliar os avanços e ajustar os procedimentos que ainda são necessários para consolidar a candidatura da fortificação a patrimônio mundial.

“Avaliamos o plano de ação que está sendo executado pelo grupo de gerenciamento da Fortaleza, desde 2016. Vamos trabalhar em uma estratégia de reorganização, estabelecendo novos prazos para que possamos cumprir todos os pré-requisitos exigidos”, confirmou o chefe adjunto do Gabinete Civil, Carlos Marques.

Durante a reunião, o arquiteto e urbanista do Iphan Amapá, Rodrigo da Nóbrega Machado, entregou um manual de referência para a candidatura e, mostrou os ambientes que compõem o complexo turístico cultural histórico da Fortaleza, a exemplo, da Praça Zaguri e Trapiche Eliezer Levy que, também serão avaliados pela Unesco.

“É necessário realizar os reparos necessários dentro e no entorno da fortificação, finalizar o plano de turismo e ocupar essa área. Preservar e valorizar um patrimônio significa estabelecer um plano de uso, atrair a população do Amapá e os turistas para a Fortaleza e, assim, poderemos concorrer a esse reconhecimento mundial”, argumentou Rodrigo da Nóbrega.

Carlos Marques reiterou que o que compete ao governo já vem sendo realizado e, novas estratégias de sustentabilidade, segurança e modelo de gestão de uso, estão sendo elaboradas.

Durante a programação de aniversário dos 261 da cidade de Macapá organizada pelo governo do Estado será apresentado, oficialmente, o comitê técnico local para acompanhar a candidatura da fortificação. O comitê deve ser composto por representantes do Governo do Amapá, Prefeitura de Macapá, Iphan e da Federação de Turismo do Amapá (Fetur), representando a sociedade civil.

Patrimônio Material Nacional

Localizada em uma área extensa de quase 30 mil metros quadrados à margem esquerda da foz do Rio Amazonas, a Fortaleza de São José é um dos mais antigos pontos turísticos da capital amapaense com 235 anos de existência. Ela foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional, em 22 de março de 1950 e, elevada à categoria de museu em 2007. A consequência mais marcante da construção da Fortaleza foi a criação e desenvolvimento da Vila de São José de Macapá, que deu origem à capital amapaense.

É a maior fortificação erguida pelos portugueses na América Latina e, já é reconhecida como Patrimônio Material Nacional. Devido à sua importância histórica, desde 2015, o monumento integra a Lista Indicativa do Patrimônio Mundial, elaborada pelo Iphan e enviada à Unesco. O documento reúne monumentos históricos brasileiros candidatos ao reconhecimento em 2021.

Dentre todas essas fortificações, está o conjunto de 19 fortalezas e fortes tombados pelo Iphan, em vários estados brasileiros, que é um bem seriado e integra a Lista Indicativa a Patrimônio Mundial da Unesco. Esse conjunto representa as inúmeras construções defensivas implantadas no território nacional, nos pontos que serviram para definir as fronteiras marítimas e fluviais do Brasil.

Revitalização

Desde 2017, o monumento e seu entorno passam por obras de revitalização, com investimento orçado em mais de R$ 3 milhões do Tesouro Estadual. Os trabalhos abrangem a parte elétrica, iluminação, revitalização de banheiros, dos espelhos d’água, da casamata, do playground e troca de transformadores.

GALERIA DE FOTOS

Créditos:

Maksuel Martins / Secom

Philippe Gomes / Secom

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá