Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 28 de dezembro de 2018 - 14:08h
Corpo de Bombeiros orienta sobre uso de fogos de artifícios durante festas de fim de ano
Nenhum estabelecimento que comercializa os produtos foi reprovado nas vistorias do CBM/AP; cuidados na compra e manuseio podem evitar acidentes.
Por:
Foto: Irineu Ribeiro/Secom
As vistorias são realizadas periodicamente pelo Centro de Atividades Técnicas, do CBM/AP

Com a aproximação das festas de fim de ano, é comum a procura nos estabelecimentos comerciais por fogos de artifícios para celebrar a chegada do ano novo. Com isso, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM/AP) orienta sobre a compra e manuseio dos produtos. As orientações podem evitar acidentes.

A primeira recomendação é relacionada ao estabelecimento onde se pretende comprar os fogos de artifícios. De acordo com a oficial de Relações Públicas do CBM/AP, major Ana Lobato, é importante verificar se o local tem as devidas licenças para a comercialização. “Caso não tenha a licença do Corpo de Bombeiros – que precisa estar em local visível –, o consumidor pode exigir a autorização ao proprietário”, orientou.

As vistorias são realizadas periodicamente pelo Centro de Atividades Técnicas, do CBM/AP. Nenhum estabelecimento foi reprovado nas vistorias realizadas até o momento, segundo confirmou o órgão. O serviço é feito em parceria com o Exército Brasileiro, que é o responsável pelas fiscalizações dos fogos de artifícios.

O consumidor também deve verificar as embalagens dos produtos para saber se possuem a certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Esta certificação garante que o produto passou e foi aprovado nos testes de qualidade.

Na hora de manusear os fogos de artifícios, é importante verificar se a haste (peça vertical que sustenta o objeto) não está danificada. Caso esteja ou se falhar na hora de soltar, as recomendações são, jogar água e descartá-los.

Na hora de soltar os fogos, as dicas são: verificar se não há concentração de pessoas próximo ao local; se há livre acesso para que eles possam subir; evitar áreas arborizadas e próximas a postes de alta tensão, a fim de que se evite princípios de incêndios.

“Recomendamos a quem for manusear fogos de artifícios, que utilize mais de uma haste para evitar acidentes ou use outros meios como a base apropriada para este tipo de procedimento”, alertou a major Ana Lobato. Ela ainda aconselhou que menores de 18 anos não manuseiem o produto e, nem quem estiver consumindo bebidas alcoólicas.

Em caso de acidentes, o Corpo de Bombeiros orienta que acione o número 193. “Se for fazer algum procedimento antes da chegada do socorro, o recomendável é que se jogue água corrente fria sobre o local afetado e, jamais usar outro tipo de produto sobre o ferimento”, advertiu a oficial.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá