Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
domingo, 28 de novembro de 2021 - 17:58h
Governo do Amapá oferta ações de saúde aos moradores de Ferreira Gomes
Além de consultas e exames, pacientes fizeram triagem para o ‘Mais Visão’ e avaliação para concessão de aparelhos auditivos, entre outros procedimentos.
Por:
Foto: Claudia Cavalcanti
O vigilante Edilson Tavares recebeu a Carteirinha do Homem para fazer acompanhamento da sua saúde.

As ações de prevenção em saúde do Governo do Amapá chegaram neste domingo, 28, à Unidade Mista de Saúde (UMS) do município de Ferreira Gomes, oferta de consultas médicas e exames laboratoriais como parte da campanha do “Novembro Azul”, mês de alerta sobre os cuidados com a saúde do homem e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Os moradores tiveram acesso a clínico geral e urologista; triagem do programa ‘Mais Visão’, que já devolveu a oportunidade de voltar a enxergar para centenas de amapaenses; atendimento com nutricionista; medição de pressão arterial; exames laboratoriais de rotina como hemograma, creatinina, ureia, glicose, colesterol e antígeno prostático específico (PSA), usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos.

Quem esteve presente, também pôde aproveitar atendimentos de massoterapia, ventosaterapia e terapia auricular feitos pelo Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpis).

O vigilante Edilson Tavares, de 61 anos, ficou sabendo da ação por meio das redes sociais e aproveitou para saber como está a saúde.

“Eu não tenho o hábito de me consultar com o médico, então pude aproveitar o domingo para saber como está a minha saúde e gostei muito dos atendimentos. Aqui, descobri que tenho uma alteração na pressão arterial e já saí com uma receita de um medicamento para que eu possa me cuidar melhor”, ressaltou.

O Centro de Reabilitação do Amapá (Creap) também esteve presente para avaliar a concessão de aparelhos auditivos e de meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas e muletas. O Centro também organizou cadastro para dispensação de bolsas coletoras destiandas a pacientes com ostomia e  também ofertou fisioterapia para aliviar dor de pacientes com algum grau de comprometimento físico ou lesão.

Com lesões no joelho e problemas de locomoção após um acidente, Ejesuel Lima, 42 anos, procurou a ação para solicitar e tirar as medidas para receber uma cadeira de rodas. Ele também aproveitou para passar pela consulta com o médico e pela triagem do Mais Visão.

“Essa ação veio em boa hora, porque sinto muitas dores quando preciso viajar até Macapá. Uma cadeira de rodas nova vai ajudar na minha locomoção e para que eu possa sair de casa sem depender de ninguém. Ainda recebi orientações dos fisioterapeutas sobre como cuidar do meu joelho para prevenir dores e novas lesões”, comemorou.

O secretário-adjunto de atenção à Saúde, José Everton Gomes, explicou que este tipo de ação auxilia na busca ativa por pacientes que possam estar com alguma comorbidade.

“É um ganho para a população em promoção em saúde, principalmente com consultas com especialistas, como o urologista, que tem uma alta demanda de procura. Estamos em um mês que chama a atenção para a saúde do homem e é importante fazermos com que ele tenha a sensibilidade de ter o autocuidado, de buscar atendimento, se consultar e saber como estão os seus exames e se está com alguma alteração”, disse.

A ação distribiuiu exemplares da Carteira de Saúde do Homem, que foi lançada pelo Governo do Amapá na última quinta-feira, 25, e é um instrumento oficial e validado pelo Ministério da Saúde, desenvolvido para o monitoramento pessoal da saúde do paciente com acompanhamento das medicações utilizadas pelo paciente, folha de controle da hipertensão arterial, diabetes, prevenção do câncer de próstata e demais cuidados básicos com a saúde, além do esquema vacinal atualizado. O instrumento possui ficha de controle de exames, peso, glicemia, índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura para 5 anos.

 

 

 

Além de Ferreira Gomes, as ações de saúde do Governo do Amapá em 2021 já passaram pelos municípios de Macapá, Laranjal do Jari, Amapá e pelo distrito do Bailique.

UMS Ferreira Gomes

Com 12 leitos clínicos, 4 obstétricos e 2 de estabilização, a UMS de Ferreira Gomes oferta atendimentos de urgência e emergência 24 horas para a população do município. Em média são realizados 400 atendimentos mensais na unidade que foi construída através de um Termo de Ajuste com Conduta (TAC) firmado entre o Governo do Amapá e a Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá