quinta, 28 de novembro de 2019 - 22:01h
Em Santana, estudantes celebram experiências bem sucedidas com práticas restaurativas
Ação é culminância do Programa Educação para a Paz, estratégia de enfrentamento da violência nas escolas, por meio das práticas restaurativas.
Por: Caroline Mesquita
Foto: Erich Macias/Seed
Estudantes da Escola Estadual São Paulo apresentaram paródia contra o bullying nas escolas

Estudantes santanenses celebraram, nesta quinta-feira, 28, os resultados exitosos alcançadas com a implantação das práticas restaurativas no ambiente escolar. O evento teve dança, apresentações musicais, círculos de diálogos, e aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Estadual Augusto Antunes, em Santana.

O encontro é a culminância do Programa Educação para a Paz - estratégia do Governo do Amapá, com apoio do Ministério Público do Amapá e Tribunal de Justiça do Amapá, para o enfrentamento do conflito e da violência nas escolas públicas.  A ideia é dar, por meio das práticas restaurativas, espaços de reflexão, compreensão e interpretação para soluções de problemas.

Os estudantes Raíssa Ferreira e Carlos Henrique Lopes, da Escola Estadual Elizabeth Picanço Esteves, apresentaram no encontro a música “Seja mais!”, que fala sobre atitudes como ajudar mais, acolher e perdoar. A música foi composta por Raíssa, que conta que já passou por momentos difíceis e foi acolhida pelo Núcleo de Práticas Restaurativas da sua escola.

“Nossa escola tem enfrentado bastante o problema da depressão. Eu também já passei por essa situação e a escola me ajudou muito. Nem sei o que faria se não tivesse esse apoio. Conheço vários alunos que estão melhores também”, falou a aluna.

O evento encerrou com homenagens e relatos sobre as experiências e desafios da implantação e implementação das práticas restaurativas nas escolas de Santana, nos anos de 2018 e 2019.

Créditos:

Erich Macias/Seed