segunda, 28 de novembro de 2016 - 13:37h
Dia D contra o Aedes será acompanhado pelo ministro de Minas e Energia
Ação vai acontecer, simultaneamente, nos municípios de Macapá, Santana, Oiapoque e Laranjal do Jari
Foto: Marcio Pinheiro
Mobilização foi discutida nesta segunda-feira, 28, em reunião no TRE
A Sala Estadual de Situação definiu as ações para o “Dia D” de Mobilização Nacional de combate ao aedes aegypti, nos órgãos públicos estaduais, municipais e federais, na próxima sexta-feira, 2. Além da Secretaria de Estado da Saúde, fazem parte da coordenação representantes de todos os Poderes estaduais e municipais.

A mobilização foi discutida nesta segunda-feira, 28, em reunião ocorrida no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP). A ação vai acontecer, simultaneamente, nos municípios de Macapá, Santana, Oiapoque e Laranjal do Jari.

A campanha conta com ações de inspeção, eliminação e tratamento focal nos criadouros, por isso, além dos militares, os agentes de endemias também atuarão com a aplicação de larvicida.

"As chuvas vão começar e nesse período os casos de dengue, chikungunya e zika tendem a aumentar. Nosso objetivo é eliminar os criadouros do mosquito durante a estiagem", ressaltou o coordenador da Sala de Estadual de Situação, coronel Wagner Coelho.

Na reunião, foi definido que as ações vão iniciar simultaneamente, às 8 horas nos municípios, seguindo a programação nacional, terminando às 12 horas. Também está prevista a vinda do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, que fará visitas de monitoramento, junto à equipe técnica da Sala Estadual de Situação, nos órgãos públicos situados na Avenida FAB. Cada um dos ministros do governo federal vai acompanhar, de perto, as ações desenvolvidas em todo o país.