quarta, 28 de outubro de 2020 - 12:36h
Amapá faz chamada pública para bolsistas do Programa Criança Alfabetizada
Certame é exclusivo para servidores públicos do estado e município, e garante bolsa de incentivo de até R$ 1.200 mil. Inscrições iniciam dia 3 de novembro.
Por: João Marcos Chaves
Foto: Arquivo / Secom
A inscrição para o processo seletivo é gratuita e será realizada de forma online.

O Governo do Estado do Amapá (GEA) lançou edital de chamada pública, organizada pela Secretaria de Educação (Seed), para composição de banco de bolsistas do Programa Criança Alfabetizada. O certame é específico para servidores públicos municipais ou estadual, com titulação mínima de graduação na área da Educação. A inscrição é online, inicia no dia 3 de novembro e encerra no dia 10 do mesmo mês.

Clique aqui e veja o edital

Os bolsistas vão atuar como coordenadores municipais e formadores, com intuito de realizarem ações pedagógicas a partir da formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. As vagas serão preenchidas conforme for surgindo vagas e necessidade das ações realizadas pelo Programa Criança Alfabetizada.

Os selecionados, ao ingressarem nas atividades, receberão bolsa de incentivo nos valores de R$ 600 para formador, e de R$ 1.200 mil para a função de coordenador municipal. Ambas as funções exigem cumprir rigorosamente a agenda e a carga horária de 40 horas propostas pelo Programa.

Etapas do processo

O processo está divido em duas etapas de caráter eliminatório: análise curricular e entrevista. A primeira etapa consiste na inscrição online e encaminhamento de documentação comprobatória que deve ser anexa no ato da inscrição. Passam para a etapa seguinte os candidatos que obtiverem a pontuação mínima de 30 pontos.

Inscrição: 03/11 a 10/11

Divulgação do resultado da 1ª etapa: 12/11

Entrevistas: 16/11 a 19/11

Divulgação dos resultados: 24/11

Prazo para recurso: 25/11 a 26/11

Análise de recurso: 01/12

Divulgação do resultado final: 02/12

Sobre o Programa Criança Alfabetizada

O Programa de Aprendizagem do Amapá - Criança Alfabetizada, foi validado por lei em dezembro de 2019 pela Secretaria de Estado da Educação do Amapá, seu objetivo principal é a cooperação técnica aos municípios que aderirem ao Colabora Amapá Educação. O Programa estabelece como finalidade o apoio técnico, financeiro e pedagógico aos municípios do estado, buscando ampliar as oportunidades de desenvolvimento da aprendizagem, na etapa inicial da Alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental I – 1° ao 5° ano - proporcionando a melhoria da qualidade da aprendizagem desses estudantes.