quinta, 28 de setembro de 2017 - 20:11h
GEA inicia ação de controle da malária em Mazagão
Força-tarefa da SVS e Defesa Civil auxilia Município em atividades de proteção e prevenção.
Ações em Mazagão também visam combater o mosquito transmissor da malária

Iniciou na quarta-feira, 27, uma ação integrada de controle da malária no município de Mazagão. O Governo do Estado do Amapá (GEA), conforme acordado com a prefeitura da cidade, enviou uma equipe formada por técnicos do Núcleo de Vigilância Ambiental e agentes da Defesa Civil até as comunidades com alto índice de ocorrências da doença. A força-tarefa somará esforços com a equipe de vigilância em saúde do município nas atividades.

De acordo com o diretor-executivo da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Emanuel Bentes, serão desenvolvidas ações voltadas ao controle do protozoário plasmódio, através de detecção ativa de casos com utilização de testes rápidos e através do método da gota espessa. Os casos positivos serão imediatamente tratados com os medicamentos indicados pelo Ministério da Saúde.

“Daremos prioridade também nas ações voltadas ao controle do vetor, através da realização de borrifação intradomiciliar de inseticida e atividades de educação em saúde, levando informações para a população de como melhor se proteger individualmente, informando quanto aos sintomas e quais as providências que devem tomar de imediato, principalmente se tiverem febre repentina, náusea, vômito, dor de cabeça e calafrios”, ressaltou Bentes.

O gestor destaca também que os sintomas indicam que a pessoa deve procurar imediatamente um posto de notificação para fazer o diagnóstico, e no caso de positivo, já iniciar o tratamento.

“O diagnóstico é gratuito e o tratamento em função de medicamentos estratégicos também é gratuito. É uma ação integrada voltada realmente para mantermos sob controle os indicadores de malária no município de Mazagão”, disse o diretor-executivo.

Segundo Emanuel Bentes, essa época do ano é de sazonalidade da doença, período crítico em que anualmente ocorre elevação acentuada de transmissão da malária, impactando nos indicadores de morbidade e de mortalidade. Os indicadores em Mazagão são considerados altos pela SVS.

O superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, reafirmou o compromisso do Governo do Amapá em garantir saúde por meio da prevenção em ações como a que ocorre em Mazagão.

“Estamos fazendo com que, da melhor maneira possível, a SVS se posicione como uma autarquia que vem para apoiar os municípios na prevenção da saúde e ajudar a equacionar os problemas graves de saúde pública do Amapá e que causam um impacto na assistência e na área de recuperação da saúde. Nosso objetivo é proteger a saúde e a vida da população e promover a saúde ao invés de estar somente tratando doença”, avaliou Malafaia.

Além de Mazagão, o Governo do Amapá iniciou nesta semana no município de Santana ações de combate à malária. Na próxima segunda-feira (2), a força-tarefa da SVS e da Defesa Civil irá para o município de Porto Grande.