Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quarta, 28 de julho de 2021 - 14:43h
São Tiago das Crianças perpetua tradição e marca o encerramento das festividade em Mazagão Velho
Tradicional programação cultural e religiosa conta história da identidade da população do município.
Por: Jorge Abreu
Foto: Marcelo Loureiro/Secom
Festa de São Tiago das Crianças encerrou a programação oficial.

Fé, emoção e muita alegria marcaram o São Tiago das Crianças nesta quarta-feira, 28, em Mazagão Velho, perpetuando uma tradição secular, que reproduz a encenação realizada pelos adultos durantes os festejos de São Tiago, e marca o encerramento das festividades. Pelo segundo ano consecutivo, a programação teve restrições impostas pela pandemia de covid-19.

Com incentivo dos pais, a participação das crianças da comunidade de Mazagão Velho na festividade tem o objetivo de manter viva a tradição. A versão infantil também conta com uma pequena encenação teatral da luta entre mouros e cristãos com o protagonismo de São Tiago e presença de São Jorge.

O governador do Amapá, Waldez Góes, participou da missa e percorreu a procissão carregando a imagem de São Tiago. Para o chefe do Executivo, a programação infantil carrega o peso da história que conta a identidade da população local e o futuro das manifestações culturais.

“É muito bonito ver uma nova geração tão envolvida com as tradições do Amapá e isso nos dá a certeza de que os festejos em Mazagão Velho irão se perpetuar ao longo dos anos. Isso representa a riqueza da cultura amapaense e a fé de nossa gente”, disse.

Segundo o bombeiro militar José Carlos das Neves, a festividade é um amor que passa de pai para filho. Por este motivo, o militar registrou o filho de 9 anos com o nome Tiago. Hoje, o garoto participou do evento como o personagem “capitão Atalaia”, que foi um espião em favor do grupo dos cristãos, na história da batalha contra os mouros.

“É uma honra ter meu filho participando da festividade de São Tiago na figura do capitão Atalaia. Ele filho genuíno da terra, da comunidade de Mazagão Velho, e sempre participou das programações folclóricas daqui”, explicou.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá