domingo, 28 de julho de 2019 - 16:02h
Encenações das crianças marcam o encerramento da Festa de São Tiago
Durante dois dias, os pequenos repetem os rituais dos adultos, para manter a tradição na Vila de Mazagão Velho.
Por: Gabriel Penha
Foto: Gabriel Penha/Secom
Crianças vestidas de São Tiago e São Jorge, no último dia de encenações, neste domingo, 28 de julho

A cultura da Festa de São Tiago, com a beleza e a simplicidade das crianças. Em Mazagão Velho, as encenações protagonizadas pelos pequenos marcam o encerramento da Festa de São Tiago quando, nos dias 27 e 28 de julho, eles repetem os rituais feitos pelos adultos dias anteriores - 24 e 25.

Uma festa exclusiva para aqueles que um dia serão os responsáveis por manter a tradição. E assim como na dos adultos, há as figuras principais. Este ano, São Tiago foi vivido por Yago Lucas Ferreira Pureza, 13 anos; São Jorge, por Oswaldo Ferreira da Silva Neto, 10 anos; o Atalaia foi André Cavalcante de Oliveira, 8 anos; e o Menino Caldeirinha ficou com o pequeno Kléber Almeida Pantoja Neto, 2 anos.

Além deles, mouros e cristãos com seus uniformes vermelho e branco, respectivamente, tomam conta das ruas da vila “montados” em cavalinhos feitos de miriti – palmeira da região – e enfeitados com papel de seda. No dia 27, acontece a Entrega dos Presentes e o Baile de Máscaras.

Neste domingo, 28, pela manhã o Círio com os juramentos – na frente da capela e da igreja. Logo depois, missa e a tradicional dança do Vominê no barraco de São Tiago. Ali, foi servido o lanche para as crianças e convidados. Durante a tarde, a partir das 15h, a representação dos episódios das batalhas entre mouros e cristãos.

A mãe do figurante de São Jorge, Nellcirema Pureza, acompanhou com emoção o desempenho do filho nesses dois dias. Ela pertence a uma das famílias tradicionais de Mazagão Velho e diz que ver o filho como figurante é “de uma emoção quase indescritível”.

A festa serve de laboratório para os futuros cavaleiros de São Tiago e São Jorge. Muitos dos que participam hoje da festa dos adultos participaram da festa das crianças no passado. E, assim, a tradição passa de geração em geração.

“Não tem forma melhor de fechar a programação, senão com a bela festa das nossas crianças. Um dia, elas serão as responsáveis por tudo isso”, diz o presidente da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), Alexandre Queiroz.

A Festa de São Tiago

Tradição trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago completa 242 anos em 2019, e acontece de 16 a 28 de julho. É realizada desde o ano de 1777 em Mazagão Velho, no município de Mazagão. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e garantiu sua vitória.

É organizada e realizada pela comunidade local, através da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST), com apoio do Governo do Amapá e prefeitura local. Este ano, o Estado investiu R$ 692.738,40, repassados através de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de Mazagão (MazagãoCult).

Créditos:

Gabriel Penha/Secom