Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
quinta, 28 de junho de 2018 - 16:24h
Oficina ensina técnicas de fotografia com telefone celular
Oficina acontece de 28 de junho a 4 de julho no Centro do Idoso, em Santana, e faz parte da programação da 3ª Virada Afro.
Por:
Foto: Ascom PMS
A oficina está sendo ministrada pelo fotógrafo Januário Garcia, no Centro do Idoso, em Santana

Ferramenta indispensável na vida moderna, o telefone celular está presente em praticamente todos os momentos do cotidiano. Para aproveitar melhor a câmera do aparelho, acontece entre os dias 28 de junho e 4 de julho, no Centro do Idoso, em Santana, uma oficina de fotografia móvel, que ensina técnicas de fotografia que podem ser aplicadas à câmera do celular.

O curso integra a programação da terceira edição da Virada Afro - Circuito Cultural Amapá Afro, que acontece entre os dias 29 de junho e 1° de julho com exposições de literatura, gastronomia, ações educativas, palestras, feira de empreendedorismo e atrações musicais locais e nacionais.

A oficina está sendo ministrada pelo fotógrafo Januário Garcia. Ele destaca que o principal objetivo é incentivar os alunos a usar a câmera do celular aproveitando todos os recursos que o aparelho oferece. “Muitas pessoas não conhecem todas as funções disponíveis na câmera do próprio celular, que podem melhorar a qualidade da foto, então, o objetivo do curso é mostrar, de forma prática, todas essas funcionalidades”, explicou Garcia.

As principais técnicas aprendidas na oficina são foco, enquadramento, exposição, luz e sombra. “Hoje, a maioria dos celulares possui as mesmas funcionalidades que uma câmera, como alteração do ISO e enquadramento com o zoom”, ressaltou o fotógrafo.

O acadêmico Marcio Cleuton Oliveira está aproveitando a oportunidade para aprender essas técnicas, e poder aplicar no cotidiano. “Hoje, com um celular, qualquer um consegue fazer um registro, mas com essas técnicas, será possível fazer um material de qualidade, para quem gosta é excelente”, frisou Oliveira.

O curso foi dividido em duas turmas, uma pela manhã, das 8h às 12h, e pela tarde, das 14h às 18h. A participação é gratuita e as aulas acontecem no Centro do Idoso, localizado na Rua 6, s/n, no bairro Vila Amazonas, em Santana.

Perfil

Januário Garcia é um fotógrafo brasileiro que, nos últimos 40 anos, tem documentado brasileiros afrodescendentes nos mais diversos aspectos de suas vidas. Formado em Comunicação Visual pela International Camaramen School, estagiou no estúdio do fotógrafo, professor e crítico de arte, Georges Racz.

Como fotojornalista, sempre atuou livremente, com passagens pelo Jornal O Globo, Jornal do Brasil, O Dia, A Tribuna, Manchete, Fatos & Fotos e Revista da Unesco.

Virada Afro

O município de Santana recebe, entre os dias 29 de junho e 1º de julho, a terceira edição da Virada Afro - Circuito Cultural Amapá Afro. O evento vai acontecer na Avenida Santana, no Centro da cidade, onde será montado um extenso corredor com exposições de literatura, gastronomia, ações educativas, palestras, feira de empreendedorismo e atrações musicais locais e nacionais.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), e Fundação Cultural Palmares, além do apoio da Prefeitura de Santana. Os recursos financeiros são de emenda do deputado federal Marcos Reátegui e contrapartida do GEA.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá