Mapa do Site Acessibilidade:
Logo Amapá
sexta, 28 de junho de 2019 - 15:51h
Com carne macia e saborosa, gado senepol é exposto para o mercado amapaense
Raça é novidade no mercado amapaense, e está em exposição no Circuito TecnoAgro, no Parque de Exposições da Fazendinha, na zona sul de Macapá.
Por:
Foto: Philippe Gomes
Pecuarista Mateus Silva decidiu investir na criação do gado no Amapá

Foi apostando na preferência dos consumidores, por carne macia e saborosa, que o pecuarista Mateus Silva decidiu investir na criação do gado senepol, raça que é novidade no mercado amapaense, e está em exposição no Circuito TecnoAgro, no Parque de Exposições da Fazendinha, na zona sul de Macapá, até o dia 29 de junho.

Silva diz que conheceu a raça no estado de Tocantins, mas, que foi no município de Uberlândia (MG), que adquiriu os primeiros 38 exemplares. Segundo ele, os animais se adaptaram facilmente ao clima amapaense.

“Estamos em experiência aqui no Amapá, e com bons resultado. A adaptação foi satisfatória e já temos duas crias amapaenses”, informou.

De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol, a raça se destaca pela baixa manutenção nutricional, tolerância a calor, baixos índices de infestação, não exige manejo especial, fertilidade, abate precoce (reduz em um ano ou mais, comparado com outras espécies de corte) e rápido crescimento, o que favorece a pecuária de corte, fazendo com que o ciclo de engorda seja muito curto.  Também gera maior faturamento na produção. Por exemplo, o bezerro cruzado com senepol vale 40% a mais que o zebu, e um touro adulto senepol cobre entre 50 e 60 vacas a campo.

Para o produtor, todas essas vantagens são ideais para que os amapaenses invistam na criação do gado.

“Acredito no potencial dessa raça. O objetivo é formar um plantel para corte com genética de pura origem, e também trabalhar a genética cruzada com a nelore, raça adaptada, robusta e já conhecida no Amapá, seguindo experiências exitosas de outros estados”, falou.

Esse cruzamento traz uma melhoria de carcaça, maior robustez do nelore e o comportamento dócil do senepol, pois, segundo o pecuarista, o nelore é um gado muito assustado para manejo. Ele também mantém a característica marmorizada da carne (gordura intercalada), que garante a qualidade da proteína. Além disso, conforme Silva, são animais que também produzem bastante leite.

Os interessados em conhecer mais sobre a raça podem procurar o produtor que está expondo na TecnoAgro.

Sobre o senepol

Nascido do cruzamento entre as raças “red pool” (da Inglaterra) e “n'dama” (do Senegal), o senepol é um gado de porte médio, vermelho amarelado, que chama a atenção pela cor e se destaca pela qualidade da carne. Foi importado para a ilha caribenha da Saint Croix, onde se desenvolveu. Os primeiros animais chegaram ao Brasil em 2000.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá